Férias, praia e espumante fresco

Areia, água salgada, piscinas de variados formatos, sol a pino. No serviço, o pessoal sempre muito disposto da recreação, o inevitável axé, aquele casal que você conheceu há duas horas e já virou amigo de infância. Na seção de comes e bebes, uma oferta infinita de bebidas nacionais e importadas. O garçom sempre disposto a…

Brancos, bons e nem sempre baratos

Para quem me acompanha aqui, desculpe a demora. Um certo André até resolveu perguntar se o colunista estava vivo. No post anterior (ali embaixo), a idéia era mostrar que as uvas de pele mais clara, quando fermentadas e transformadas em álcool, são capazes de produzir pérolas líquidas. Os leitores deste blog, na sua maioria, concordaram…

Vinho branco: você ainda vai beber um

Você conhece aquela da mulher que morreu de vinho branco? – Ela estava atravessando a rua, veio um carro vermelho, ela desviou, mas aí vinho branco… A revista especializada inglesa Decanter de julho de 2006 dedicou sua capa aos vinhos brancos. Da última vez que havia cometido esta ousadia, três anos antes, as vendas em…

O rótulo Obama e o vinho Palin

Na eleição para presidente dos Estados Unidos deste 4 de novembro de 2008, entre uma safra mais antiga, a de 1936 (McCain, ano de lançamento da primeira cuvée Dom Perignon), e outra mais recente, de 1961 (Obama, ano de excelência do Chateau Lafite-Rothschild), o júri popular americano optou pelo frescor da novidade.  Não tenho informações…

Irritando Fernanda Young

“Não agüento o convívio com pessoas que acreditam em coisas prontas. Eu não suporto gente que entende de vinho. O sujeito fica entendendo de vinho, cheirando rolha… Não tenho paciência” Fernanda Young, VEJA (29/10/2008) “O Inferno são os outros” Jean-Paul Sartre Em deliciosa aparição nas páginas amarelas de VEJA (leia a íntegra aqui), a premiada…

Vinho e comida: a arte de combinar lé com cré

O sujeito se esforça, e depois de certo tempo acaba finalmente aprendendo um pouco sobre vinho: conhece as principais uvas, regiões, países, decora alguns rótulos e até adquire certa aptidão para identificar aromas e sabores. Jargões como terroir e tânico começam a fazer parte de seu vocabulário. Todos os mistérios dos tintos, brancos e espumantes…

Bom pra diabo!

“Deus come escondido, e o Diabo sai por toda a parte lambendo o prato” Guimarães Rosa, em Grande Sertão, Veredas Tenho uma notícia ótima, outra boa e uma terceira nem tanto para quem gosta de vinhos chilenos. A ótima: a safra de 2007 dos tintos reserva e topo de linha que começam a chegar ao…