Escolha uma das opções. Você já:
a) tomou vinho do Canadá?
b) provou um branco elaborado com a uva vidal?
c) experimentou um icewine?
Se respondeu não a todas as alternativas anteriores não há nada de errado com você, nem com seu conhecimento de vinhas e rótulos. O mundo do vinho é que é variado mesmo, e por isso mesmo é impossível conhecer de tudo. A diversão é esta, quando você tem a oportunidade de conhecer algo novo. Percebeu? Essa é a riqueza desta bebida. Eu, por exemplo, até sábado passado jamais havia provado um vinho da uva vidal.
O icewine é um vinho produzido em países de clima realmente frios, como Alemanha, onde recebe o nome de Eiswein, Áustria e aqui nas bandas do novo mundo fez a fama no Canadá. Antes de serem colhidas congeladas, no mês de dezembro, as uvas derretem e congelam novamente umas oito vezes. Cada vez que se congelam, mais sabores se concentram na fruta. O resultado é um branco doce, de baixo teor alcoólico com aqueles aromas etéreos que os bons vinhos de sobremesa exalam e que qualquer nariz mais cético é capaz de perceber. Na boca costuma vir uma sensação de compotas de frutas brancas ou cítricas, muito mel e certa untuosidade.
O Canadá se esmera em produzir bons icewines pelas razões óbvias. O clima é propício. Recentemente um grande amigo visitou o país e nos trouxe uma garrafa de um icewine da Peller Estates. Era um Icewine Vidal da safra 2007, da região de Niagara-On-the-Lake, da VQA (Vintners Quality Alliance ) de Ontário. VQA é um sistema de apelação canadense que garante que as uvas são provenientes da região de Ontário). É um tipo de vinho que deve ser bebido gelado e acompanha os doces no final da refeição, ou até mesmo substitui a sobremesa tal a riqueza de seus aromas e sabores (um doce de laranja de avó do interior, mel no nariz e no paladar, um toque de manteiga), tudo com enorme frescor – não é enjoativo com alguns vinhos doces muito alcoólicos. A fermentação é feita também a baixas temperaturas para manter a concentração da fruta.
O problema foi a garrafa, de 200 ml – o que é normal para vinhos neste estilo. Para quatro taças foi necessária uma divisão parcimoniosa. Ficou gostinho de quero mais, o que é sempre um sinal de a coisa correu bem. Se tiver algum conhecido que venha de uma viagem ao Canadá, pede um para ele. Aqui nos trópicos, um ice wine vale como uma brisa refrescante e doce no final dos trabalhos.
Se não tiver uma amigo vindo do Canadá, há como se virar. A Casa Flora importa um rótulo de icewine. Trata-se do Cave Spring, 100% riesling. Este eu já provei faz um tempo e tinha uma pegada mais de abacaxi em calda e muito pêssego.
O preço: 280 reais, mas a garrafinha é mais generosa, de 375 ml.
Assista aqui o belo filme sobre os vinhedos e a colheita do icewine da Peller Estates, de onde retirei as imagens que ilustram este post.
Roberto, eu já conhecia o Riesling (Ice Wine) da Inniskillin, mas fiquei curioso com a uva Vidal e fui pesquisar: ela é uma “cruza” de Ugni Blanc com uma outra hibrida – Seibel, uma linha de variedades desenvolvida por um Albert Seibel, com pelo menos 37 uvas distintas, algumas (des)conhecidas apenas por um numero. A Vidal dá um vinhozinho de mesa bem safado, mas como a planta é muito resistente ao frio é uma das castas usadas para elaboração de ice wine. O Albert Seibel foi um frances que criou estas vinhas a partir de cruzamentos de vitis vinifera com uvas americanas, visando o controle da Phylloxera. Embora os vinhos não fossem lá estas coisas, as videiras eram eficientes como cavalo para as européias. Parece que as videiras Seibel foram (ou são) muito plantadas aqui no Brasil.Abraços
Tive a oportunidade de visitar Niagara e fui até a vinícula. Experimentei e comprei o Icewine Vidal. Maravilhoso. Mas como disse, uma garrafa é muito pouco. Gostaria de comprar mais. Mas não estou achando aqui no Brasil. O melhor vinho que já provei. !!!!
Alessandra
Pois é, a garrafa que eu provei também foi presente de um amigo que foi ao Canadá. Não tenho informações de importadora que traga o produto ao Brasil. A Casa Flora traz um ice wine chamado Cave Spring. Talvez seja o caso de experimentar este.
abs
Muito obrigado pela competente e minuciosa resposta
Sem dúvida , uma das ‘pedras preciosas’ dos vinhos no nosso planeta. Arte pura. Chegou-nos agora às mãos uma garrafa…Henry of Pelham , gelado…delicia.Obrigado Sonia e Philippe !
Olá, boa tarde.
Gostaria de saber aonde encontro o Vinho,Peller Estates 2007 – ICEWINE – Cabernet Franc?
Existe alguma importadora que traz ao Brasil que possamos adquirir o produto ou Revender?
Desde já agradeço,
Fico no aguardo.
Oi, tenho uma aqui em casa, vcs querem comprar? Icewine Peller States Vidal 200 ml
meu e-mail para contato é [email protected]
Estive no Canadá em dezembro de 2010 e passeio o revellion lá, onde conhe o ice wine, trouxe de lá duas garrafas, adorei,