Para ninguém me acusar de ficar indiferente ao dilema do almoço da sexta-feira Santa ou da Páscoa, aqui vão, de última hora, os meu pitacos para a melhor combinação de vinho com o bacalhau.
Para início de conversa, não existe unanimidade: os portugueses, os artesãos do bacalhau, preferem os tintos. Eu, que só fui apreciar a iguaria há poucos anos e ainda acho a melhor receita a preparada pela minha mulher, prefiro os brancos encorpados, de preferência das uvas chardonnay, arinto ou antão vaz. Mas cai bem também um chardonnay mais untuoso do Chile, da Argentina e mesmo do Brasil
Para satisfazer portugas e brazucas uma lista reduzida de brancos e tintos para acompanhar o baca da Páscoa. Mas só os vinhos da terrinha, até por respeito à sua culinária
Os brancos
Como já disse, minha preferência, de todos os preços.
Esporão Reserva Branco 2007 – Qualimpor
Redoma branco 2007 (Niepoort) – Mistral
Borba Antão Vaz e Arinto Branco 2005 – Adega Alentejana
Paulo Laureano Premium Branco 2006 – Adega Alentejana
Filipa Pato Ensaios Branco – Casa Flora
Luis Pato Vinhas Velhas Branco 2007 – Mistral
(Filipa e Luiz, pai e filha, os dois com brancos bacanas)
Tintos
Mas se você insiste nos tintos para a ocasião, vá de rubros da Bairrada, como os da linha do Luis Pato, elaborados com a uva baga. Duas escolhas:
Luis Pato Baga 2005 – Mistral
Vinhas Velhas tinto 2005 – Mistral
Ou então a coleção de rótulos do Alentejo do enólogo Paulo Laureano:
Casa de Sabicos Reserva Tinto 2005 – Adega Alentejana
Villa Romannu Tinto 2005 – Interfood
Paulo Laureano Clássico Tinto 2006 – Adega Lentejana
E o chocolate?
Quanto ao chocolate, o ovo de Páscoa e outras surpresas do coelhinho, vamos combinar que:
1. ovo de Páscoa e chocolate é coisa de criança, e não convém criança beber vinho;
2. não precisa combinar vinho com tudo. Abre seu celofane, pegue o bombom mais desejado, ou arrebente a casca do ovo, e deixe derreter na boca, à capela, e curta este momento calórico sem culpas;
3. se mesmo assim você quer fazer o tal casamento, vai de Porto Ruby ou Tawny, os mais simples na cadeia alimentar dos fortificados do Douro. Se você tiver muita grana um Tokay Aszu 6 Puttonyos manda muito bem. Mas aí, minha gente, o Tokay sozinho já é a festa completa.
Boa Páscoa a todos.
“E o chocolate?” Pode ser um icewine de Cabernet Franc da Peller (http://pellericewine.com/products-cab-franc.html)?
Com menos que o $ necessario para o tokay, talvez um Banyuls fosse bem. Dizem que alguns malbecs mmuiiitooo concentrados tb não estão fazendo feio..
Fui a um restaurante semana passada, aqui em Curitiba, coincidentemente comer bacalhau com vinho rsrsrsMas o vinho, e inclusive os temperos do próprio bacalhau, foram escolhidos por mim mesmo!Antes de sair de casa…o chef da cozinha entrou em contato comigo e por e-mail fomos montando o prato.muito interessante, e gostoso! pra minha mulher que não acreditava nos meus dotes culinários, surpreendi!heheo site do restaurante é http://www.chefburgues.com.brvale a sugestão! Abraços
Conheceste a iguaria há poucos anos mas ainda não atinaste para a dobradinha bacalhau e vinho português. Esqueça este esforço de procurar alhures o que já se sabe: é português o melhor vinho para o bacalhau.
Apreciei muito o que li, pois sempre é bom conhecer algo mais sobre gastronomia. Adoro bacalhau. E um vinho antes e durante faz um bem!!!!