Os homens que cospem vinho têm outra oportunidade de exercer sua habilidade de provar rótulos das mais variadas procedências sem de fato bebê-los de verdade. O chato é dispensar a bebida na frente do pai da criança. Explico: a importadora Mistral realiza, a partir desta segunda-feira, 7 de junho, sua quinta bienal do vinho, o Encontro Mistral 2010, com a presença de mais de oitenta produtores e enólogos de quinze países, numa verdadeira Babel de Baco. O complicado é que a qualidade é tão extraordinária que mesmo os homens que estão acostumados a cuspir vinho em eventos com inúmeros rótulos à disposição, acabam sorvendo talagadas explícitas diante das oportunidades oferecidas.
Ao contrario de uma grande feira de negócios, como a ExpoVinis, o consumidor final divide a atenção de enólogos e produtores com especialistas e profissionais do ramo no mesmo espaço e horário. Os ingressos são sempre muito disputados, e limitados a 200 lugares por dia, e só podem ser adquiridos com antecedência – não são vendidos na entrada do salão, nem com reza braba. Os ingressos estão esgotados, mas há uma lista de espera para quem ainda tem esperança e alguma sorte…
Quermesse do vinho
São inúmeras mesas espalhadas em um amplo salão. Funciona como uma espécie de quermesse do vinho. As vinícolas são identificadas pelo nome e por um mapa com indicação da região e do país de origem Em cima das toalhas perfilam inúmeras garrafas abertas para aplacar a sede dos visitantes. Imagine que cada produtor traz vários rótulos de sua linha de produção: brancos, tintos, rosés, espumantes, doces e fortificados. Multiplique o números de rótulos disponíveis por oitenta e dá para ter noção do tamanho da oferta. A diversidade e a diversão são garantidas.
Servindo a bebida, explicando as principais características de seus vinhedos, detalhes de vinificação, ou mesmo fazendo só marketing estão os enólogos estrelados, produtores conhecidos e diretores de vinícolas. Nesta edição do Encontro Mistral 2010 são mais de oitenta destes personagens do mundo do vinho a dispor dos visitantes. Gente do padrão do argentino Nicolas Catena (Catena), o português Luis Pato (da vinícola homônima), Jean-Guillaume Prats (enólogo da Cos d’Estournel), as espanholas Olga Fernandez e Maria Cruz Fernandez, proprietárias da Pesquera, Marc Kent (proprietário da sul-africana Boekenhoutskloof), o grego Leon Karatsalos (da surpreendente e premiada vinícola grega Gaía) ou o sempre simpático e atencioso francês Jean Louis Despagne, proprietário do Château Tour de Mirambeau.
Diante desta turma, nada de se intimidar. Basta chegar, esticar a taça, provar e cuspir… se for capaz.
SERVIÇO
Encontro Mistral 2010
São Paulo – Dias 7, 8 e 9 de junho – Grand Hyatt (Av. das Nações Unidas, 13301)
Rio de Janeiro – Dia 10 de junho – Sheraton Rio Hotel & Resort (Av. Niemeyer, 121)
Horário: das 17h às 21h30
Preço: R$ 290,00 por dia
Reservas: (11) 3372 3400. Os ingressos estão todos vendidos, mas há uma lista de espera
Ingressos limitados a 200 por dia
Não há venda de ingressos no local
Parabéns pela brilhante iniciativa. Conhecer diferentes vinhos e ainda poder degustar é algo inesquecível.
Sou de Minas Gerais, não temos tradição na produção de vinhos mas sim de seu principal acompanhante, os queijos.
Estou como Conselheira eStadual de Segurança Alimentar cional ( Consea-MG) no 2º mandatosei da importancia do vinho em nossa alimentação, seus benefícios são incontáveis.
Gostaria muito de poder participar mas sei que os ingressos estão esgotados egostria dee saber é possível participar como convidada, nem que seja por alguns minutos.
Vim ao Rio para participar da festa juina de meu neto e minha filha que é jornalista também gostaria de macompanhar.
Aguardo ansiosa um retorno de voces.
Atensiosamente,
Analúcia
TEL: (21) 2537 3250 ou no celular de meu filho Leonardo 8856 3635 (o meu tá sem sinal 32 9983 3351)