Champagne está em festa. E a celebração vai ser aqui, no nosso quintal. Mas é para poucos. O lançamento da safra de 2000 do Dom Pérignon – a primeira do século XXI -, acontece pela primeira vez na América Latina, em São Paulo, no restaurante D.O.M., do badalado chef Alex Atala. Atala esteve em Epernay, na França, para uma visita à sede da maison Dom Pérignon e lá encontrou Richard Geoffroy, o chef de caves (ou chefe de adega), que orquestrou todo o evento. Ele enviou diretamente da França três baús recheados de ingredientes e louças que serão utilizados na cerimônia batizada de 7 Sensualidades. Atala teve ainda de importar, e até produzir, ingredientes no mínimo curiosos, como o chá chinês Pu Er, o azeite siciliano de Constanzo Hyblon, que é servido gelado, sal de bambu verde, açúcar de palmito, o raro óleo de Argan, mel marroquino, “smen”, manteiga clareada do norte da África, e o “ras el hanout”, uma mistura de especiarias do norte da África e do Oriente Médio.
Nesta quinta, dia 11 de setembro, poucos e bons estão convocados para a boca-livre que dá o ponta-pé inicial da degustação deste delicado e intenso champanhe, um assemblage da tinta pinot noir e da branca chardonnay. Entre eles, o casal Malu Mader e Tony Belotto (colunista de VEJA.com) e as jornalistas Marília Gabriela e Lilian Pacce. O cardápio, com os sete elementos que traduzem o jeito de ser do champanhe, tem direito até a charuto no final (sim, charuto, dizem os entendidos, harmoniza também com champanhe; eu não sei, não fumo). São eles:
1. Puro
Ice plant e azeite de oliva Hyblon gelado
Salada de rambutan e manga verde
Carpaccio de vieiras
2. Tátil
Robalo, suco de trufas e pêssego
3. Ardente
Berinjela com mel e especiarias
4. Carnal
Tagine marroquino
5. Fusões
Caviar, óleo de argan e sorvete de açafrão
6. Etéreo
Pudim de cinzas de coco
7. Complexo
Charuto El Rey del Mundo petit corona
Tudo isso pode ser seu por uma noite, entre os dias 15 de setembro a 31 de outubro. Basta desembolsar 800 reais por cabeça. A cerimônia é limitada a 6 pessoas por noite, mediante reserva. Alguém se habilita?