Ninguém resiste a um teste, não é mesmo? O último post deste blog, um questionário de 20 perguntas para checar o conhecimento sobre vinho, mostrou isso. Muitos dos comentários sugeriram que eu repetisse a dose; outros, pediram dicas de onde se informar sobre o tema. Teremos mais testes no futuro, prometo. Mas acho que dá para tentar resolver primeiro a demanda de onde encontrar mais informações.
Há várias maneiras de fazer isso. A ferramenta mais barata é, obviamente, esta que você está usando agora. São inúmeros sites sobre o tema, dá uma “gugada” e verá. Aqui mesmo nesta página (está aí do lado, ó!) há informações gerais sobre os países no Mapa do Vinho, uma lista das uvas tintas e brancas mais conhecidas e, ainda, um glossário que tenta traduzir o dialeto do vinho. Outras alternativas exigem mais recursos, como cursos e livros. Nesta primeira parte, vou listar uma seleção de cursos bacanas, que conheço ou tenho referência. Não se pretende aqui esgotar o asssunto. É apenas uma lista inicial. Quem tiver sugestões, acrescente, no final desta nota, no campo de comentários.
ENTIDADES
No Fla X Flu do mundo dos enófilos tupiniquins – principalmente paulistano – duas associações se destacam na formação de alunos e promoção de degustações:
Associação Brasileira dos Sommeliers
A ABS São Paulo mantém um cronograma de cursos básicos e avançados e oferece boa infra-estrutura para degustações. São oito aulas (grupos de terças e quintas) para quem pretende se iniciar no mundo do vinho (R$ 800,00).
Informações: ABS
A ABS também mantém afiliadas com agenda de cursos e degustações em Brasília, Campinas e Rio de Janeiro.
Sociedade Brasileira dos Amigos do Vinho
Na Sbav, a mais antiga das associações de vinho do país, o curso básico é de 4 aulas, sempre às quartas-feiras (R$ 360,00).
Informações: Sbav
A Sbav possui grupos com agenda de cursos e degustações em Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
PARTICULARES
Profissionais também juntam interessados no mundo de Baco em escolas e aulas avulsas
Ciclo das vinhas
A sommelière e blogueira do Portal Veja São Paulo, Alexandra Corvo, mantém um simpático e acolhedor espaço para cursos e degustações temáticas. Alexandra é craque em passar a informação de forma simples e descontraída.
Informações: Ciclo das Vinhas
Degustadores Sem Fronteiras
O consultor, autor de livros e diretor da Sbav-SP, Aguinaldo Záckia Albert, organiza viagens, degustações e palestras para quem deseja expandir seu conhecimento.
Informações: Degustadores Sem Fronteiras
Escola Mar de Vinho
O crítico e editor da revista Adega, Marcello Copello, dá cursos, em sua escola no Rio de Janeiro, e palestras temáticas, como “Degustando com Sinatra”, e outros temas.
Informações: Escola Mar de Vinho
EM VINÍCOLAS
Grandes e pequenas vinícolas se aproveitam do interesse no assunto e do enoturismo para organizar seus cursos
Escola do Vinho Miolo
A vinícola Miolo, com sede em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, tem uma agenda variada de cursos que também são realizados em São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Porto Alegre.
Informações: Miolo
Curso de Degustação Salton
Outra grande vinícola nacional que oferece cursos em seu auditório, no distrito de Tuiuty, em Bento Gonçalves.
Informações: Salton
Lojas de vinho e importadoras também costumam organizar cursos e degustações que podem enriquecer sua experiência com tintos e brancos. E, claro, aumentar o consumo de garrafas, já que, até onde se saiba, não são exatamente ONGs com preocupações educativas.
No próximo post da série, sugestões de livros e guias para ler sem moderação. Até lá.
fui convidado por dois empresarios aqui em campo grande ms para trabalhar-mos juntos na inauguração de uma nova casa noturna com espaço tambem paa massas e vinhos quero conhecer mais e este espaço esta sendo muito importante para isto.
sou neofito na área, tomo vinho sem muito critério, mas chamou-me a atenção num comentário seu que massa c/ molho de tomate pede vinho c/ maior acidez, gostaria de saber se essa acidez esta relacionada ao teor alcoolico, quanto maior o teor maior a acidez? obrigado