Cá entre nós, poucos dos que acompanham esta coluna, e têm o hábito de derrubar algumas taças de vinho por semana, o fazem por recomendação médica. Estudos sobre os benefícios do vinho para a saúde é o que não falta. O colunista de VEJA.com, o endocrinologista Geraldo Medeiros, já abordou o tema com muito propriedade em seus artigos (Vinho emagrece e Qualidades medicinais do vinho ). Mas não é isso que impulsiona seu gosto pela bebida, é?
Vinho X impotência
Se ainda faltava algum argumento “médico” para justificar sua dose diária de vinho seus problemas se acabaram! Pesquisa realizada pela University West Australia, e divulgada pelo site da revista inglesa Decanter, encontrou uma relação entre o consumo moderado e continuado de vinho e baixas taxas da disfunção erétil. 1700 australianos participaram da amostragem e o acompanhamento destas alegres cobaias mostraram que as ocorrências de disfunção erétil prolongadas foram reduzidas de 25% a 35% em consumidores regulares de vinho – uma a 20 taças por semana – quando comparados àqueles pobres infelizes que não tem o hábito de beber.
Vinho + longevidade
Em reportagem de VEJA de 7 de janeirode 2009, sobre longevidade, um quadro mostrava que o consumo moderado de vinho podia acrescentar mais 3 anos de vida. O que dizia a matéria:
O consumo moderado de vinho aumenta as taxas sanguíneas de HDL, o colesterol bom, evitando a formação de trombos que podem levar ao entupimento arterial e, consequentemente, a infartos e derrames. A bebida é rica em flavenóides, substâncias antioxidantes que ajudam no combate aos radicais livres, preservando as células das lesões típicas do envelhecimento.
Vinho & responsabilidade
Mais um vez, não custa lembrar, a chave do sucesso se traduz no binômio moderação e continuidade – a recomendação médica é de duas taças diárias para os homens e uma para as mulheres.
Convencido? Quem disse que coisa boa sempre faz mal? Os benefícios que o vinho proporciona, então: 3 anos a mais no calendário e uma vida sexual mais ativa de bônus.
Na próxima vez que alguém reclamar de seu vinho, pode responder categórico:
“Estou tomando meu remedinho…”
Santo remedio!!!Pedro
Agora então, ninguém segura!!!!Av, Flavio
Un punto mas a favor del vino,asi que a tomar el remedio.Pedro
Marcos,lo que faltava!!! a tomar nuestro remedio diariamente.arcos
ESTE REMÉDIO ELEVA NOSSAS ALMAS ATÉ BACO ,SUAVISA O ESPIRITO E NOS DEIXA LEVE…
Roberto, hj adquiri um vinho que me disseram ser um dos top’s shiraz, é o Armagh da safra de 1996. Vc conhece esse vinho? Essa safra foi boa? O vinho, pelo que andei olhando, foi barato, pois comprei de um restaurante aqui em Brasília que está se desfazendo de sua adega. O valor foi 350 reais. Desde já, agradeço pela atenção. Ricardo Salmeron.
Sobre o beneficio do vinho para o coração e o envelhecimento eu já sabia mas não sabia que além disso ele tinha tantos outros benefícios.
Eu adoro vinho, mas na boa, você está exagerando. A não ser que eu esteja bebendo os vinhos errados.
Gostaria de saber qual tipo é o que faz bem. Tinto…branco..?? Ou qualquer um!?!
Sigo diariamente essa recomendaçao medica, ou seja duas taças a cada dia ou seja uma garrafa de 750 ml, dividids em duas taças de 375 ml cada uma. Todos os dias degusto um tipo diferente de vinho (Barolo, Brunelode Montalcino, Chianti classico DOCG e por ai afora e depreferencoa somente vinhod italianos. Um abraço e saudaçoes viniferas.