Que tal aprender tudo sobre a uva cabernet sauvignon com a mais respeitada crítica de vinho, Jancis Robinson? Ou então fazer aquele tão desejado tour pelas principais regiões vinícolas da França em companhia do especialista Oz Clark? Quem procura orientação sobre rótulos pode contar com mais de 500 programas do geek do vinho, Gary Vaynerchuk, e seus longos e tresloucados programas de degustação virtual ou então seguir a inusitada Susan Sterling, que, minimalista, resolve em um minuto a descrição do vinho e despida de preconceitos, e de roupas, sugere, mais do que mostra, uma sensualidade da bebida. Os programas são para o mercado americano, mas com a distribuição globalizada, muito do que se comenta ali é encontrado aqui.
Você vai aproveitar melhor, se o seu inglês estiver afiado. Mas vai se divertir e aprender se perder alguma coisa no meio da transmissão. Até por que, há sempre o recurso de parar e voltar ao ponto que não compreendeu direito, ir atrás do dicionário e voltar a navegar.
Jancis Robinson home page Wine Course
A mais famosa dama do mundo do vinho ensina tudo sobre as uvas cabernet sauvignon, chardonnay, sauvignon blanc e syrah. Por enquanto, são quatro episódios extraídos de seu DVD original, com uma produção caprichada, didática e recheada de referências e entrevistas com craques das uvas que viram vinho. Como ensina Jancis, entender as principais uvas faz o vinho ganhar sentido. Talvez o que há de melhor em qualidade e conteúdo sobre a bebida na rede.
Cabernet Sauvignon, parte I, por Jancis Robinson
Canal dos vídeos de Jancis no Youtube
Oz and James’s Big Wine Adventure
Esta divertida série da BBC poderia ser definida como um confronto de um especialista e um bebedor ocasional. O especialista é o conceituado crítico Oz Clark que tenta neste roadmovie de Baco transformar um beberão meio xucro, James May, em um conneiseur de vinhos. Por três semanas eles passeiam pelos principais vinhedos da França e entre uma rusga e outra provam magníficos rótulos, conhecem vinhedos esplêndidos e conversam com produtores de várias regiões. Oz Clark degusta, James May entorna. Quem assiste se diverte e aprende sem perceber.
Em uma das cenas mais divertidas, no capítulo que percorrem a região de Champgne, um indignado James adverte a um atônito proprietário da Maison Krug que as garrafas empoeiradas de 1964 da adega deveriam ser abertas para “alegrar uma festa e ajudar as pessoas a fazer sexo”. E completa “Elas estão desesperadas para serem bebidas.” James May não sai da experiência um especialista, mas muda de patamar. Oz Clark aprende um pouco de carros, a especialidade de May, e sobre a convivência com os contrários.
Oz Clark e James May, primeira parte. O Vale do Rhone
Site oficial do programa
Wine Library, com Gary Vaynerchuk
O degustador pop e fenômeno da web, Gary Vaynerchuk, parece que está ligado o tempo inteiro em um acelerador de partículas nucleares. Não é fácil acompanhar seu raciocínio. Mas as garrafas ficam ali à mostra para facilitar o entendimento. São 15 minutos de informação concentradas – o sujeito é uma metralhadora giratória, dispara informações que um ser humano normal não conseguiria expor no período enquanto degusta um vinho. Apesar de seu público ser americano, Gary tem certa implicância com as escolhas do megacrítico Robert Parker, o saco de pancadas dos enófilos críticos de plantão, o que torna as indicações mais divertidas ainda e dão certo ar militante ao programa.
Sea Smoke Pinot Noir, por Gary Vaynerchuk
Canal do programa Wine Library
The Naked Wine Show, com Susan Sterling
Se 15 ou 20 minutos de descrição de um vinho é demais para a cabeça – e o palato -, uma opção mais direta ao ponto é o programa da canadense Susan Sterling. Em vídeos de cerca de 1 minuto, publicado em seu blog e distribuído também pelas redes sociais MySpace e FaceBook (quem mora nos Estados Unidos e Canadá pode ainda baixar pelo Ipod), Susan prova e descreve as principais características do vinho de maneira rápida e clara. Um toque malandro justifica o título do “show”. A apresentadora numa estratégia que mais esconde do que mostra, simula estar provando os vinhos de dorso nu. Abaixo das telas um texto destaca as principais falas da apresentadora
Naked Wine Show 1038 – Caliterra Tributo Carmenère
Alexandra Corvo
Para não me acusarem de americanizado, ou anglófilo, vai uma ótima opção para os monoglotas. A somellière Alexandra Corvo gravou estes dois programas para o Portal Veja S. Paulo quando eu editava a área de vinhos de lá. São dois vídeos básicos de como degustar e a diferença entre as taças. São temas que sempre despertam interesse e dúvidas nos leitores.
Como degustar, por Alexandra Corvo
Os vários tipos de taça, por Alexandra Corvo
Wine and Food Tube
Por fim, se você se interessou por estes vídeos, e quer organizar sua busca por novidades postadas no Youtube, uma boa dica é acessar esta comunidade de vídeos de amantes de comida e de vinho. Além de se atualizar com os mais recentes programas, a página indexa ou vídeos pessoais postados no Youtube para aqueles usuários que se cadastram no site.
Olá Roberto.Recentemente entrei em uma comunidade virtual do vinho, ou até mesmo uma “enorkut”, que vale uma visita: http://www.mustlovewine.comAbsDaniel Perches
Caro Roberto ShowdeBola Gerosa,Obrigado pelas dicas,além destes da Alexandra Corvo,poderia indicar-nos outros vídeoblogs em português?Grato,abraços.
é Alexandre? ou Alexandra?nåo entendi…
Nenhum, obrigado pela correção. Está feita. abraços Roberto Gerosa
Roberto, em relação a vídeos e vinhos na internet, faltou mencionar talvez o primeiro (e bem novo) portal temático na web brasileira: http://www.brancotinto.tv . Vale conferir!
Muito interessante os videos para quem gosta do assunto e nao tem informação é super interessante apesar dos videos nao serem em nossa lingua mae Portugues, se tiver mais informações em Portugues agradeço.
Gostei dos vídeos, informativos, precisos, preciosos, Neide
Cabernet Sauvignon é uma das minhas uvas preferidas, quando se trata de vinhos.