O tema vinhos caros e raros costuma vir associado a todo tipo de preconceito: esnobismo, exibição de riqueza e desperdício de dinheiro, um fosso – mais um – que se constrói entre os apreciadores assalariados e os degustadores abonados. É inegável, o assunto exerce fascínio e crítica. Mas os rótulos exclusivos são um fetiche de consumo. Ou você se negaria provar um Mouton Rothschild 1995 ou um Cheval Blanc 1961, a despeito do preço e da suas convicções ideológicas?
Mas o tema vinhos raros e caros também pode ser do bem. Neste caso, pela sexta vez, os vinhos de “patrão e de madame” servirão a uma causa nobre.
No 6º Leilão de Vinhos da Apae – Associação de Pais Amigos dos Excepcionais de São Paulo – rótulos diferenciados e reverenciados serão leiloados para arrecadar recursos aos projetos da instituição que beneficiam milhares de pessoas com deficiência mental. Trata-se de uma receita importante para a manutenção de seus projetos. A Apae arrecadou nos anos de 2011 e 2012, com os leilões de vinhos, 2,5 milhões de reais.
O crítico e consultor de vinhos Jorge Lucki é responsável pela curadoria dos rótulos, o que garante a qualidade e procedência dos vinhos, que são checados pessoalmente por ele. Além de ajudar na seleção das garrafas, ele ajuda a angariar algumas joias raras de importadoras e colecionadores. Entre os vinhos que serão leiloados este ano Lucki destaca alguns rótulos que já estão fotografados para o catálogo e devem ser motivo de disputa entre os participantes:
Mouton Rothschild das safras 1995, 1996 e 1976; Petrus 1993; Cheval Blanc 1961;
De Portugal
Barca Velha 1991; magnum de Pintas e de Quinta da Manuela
Da Espanha
Vega Sicilia Único 2002;
Do chile
Double- magnum de Almaviva 2004
Quem quiser se juntar aos empresários e personalidades que participarão do jantar e leilão de vinhos raros da Apae pode entrar em contato pelos telefones e email abaixo. O leilão será dia 21 de maio e ainda há reservas de mesas disponíveis. O evento será conduzido pelos apresentadores globais Carlos Tramontina e Maria Cândida e pelo leiloeiro Renato Moysés.
Você pode ainda ajudar fazendo doções de vinhos de safras raras que eventualmente tenha em casa, ou mesmo indicando quem possa colaborar, contatando Linda Rodrigues ou Paula Garcia pelos telefones (11) 5549-4138 / 5080-7066
O apelo da Apae está impresso em seu convite para reservar sua mesa: “O prazer de degustar com o coração”
SERVIÇO
6º Leilão de Vinhos da Apae
21 de maio, 20h
Espaço JK Iguatemi
Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, 2041, Vila Olímpia, São Paulo
Telefone para reserva: (11) 5549-4138/5080-7090/5080-7066
Email: [email protected]
Nossa, realmente vinhos TOP e muito raros, espero conseguir comprar alguns. No site http://www.vinhobr.com.br/ ja vi rótulos bons e raros tambem. Para quem gosta e uma boa dica
Nossa, realmente vinhos TOP e muito raros, espero conseguir comprar alguns. No site ja vi rótulos bons e raros tambem. Para quem gosta e uma boa dica
OLA CARA AMIGO, GOSTARIA DE SABER SE VC PODE ME AJUDAR, SOU ATUAL DONO DE UMA GARRAFA DE VINHO QUE VEM PASSANDO DE MÃO, EM MÃO, NA MINHA FAMILIA A MUITO TEMPO, NÃO SEI QUANTO TEMPO TEM O VINHO, SEI QUE ESTOU GUARDANDO ESSA GARRAFA A 20 ANOS, SE TRATA DE UM VINHO ESPANHOL, DA REGIÃO DE MALAGA, UM MOSCATEL, MARCA LOPEZ HERMANOS, QUE NÃO DATA A FABRICAÇÃO SOMENTE UM COD: (RE410), A FABRICA NÃO TEM IDEIA DA EXISTENCIA DESSA GARRAFA, “quando falei com eles informarão que esse vinho não existe´´ JÁ PROCUREI POR TODO LADO, QUALQUER INFORMAÇÃO, OU UMA FOTO, QUE SEJA DE UMA GARRAFA IGUAL, MAS NADA, NADA MESMO. UMA VEZ LEVEI ESTA GARRAFA A UM SUMMELIE ELE FICOU MUITO IMPOLGADO AO VELA, MAS DESCONFIEI DAS SUA REAIS INTENÇÕES ENTÃO NUNCA MAIS MOSTREI ESTA GARRAFA A MAIS NINHEM ELA ESTA TRANCADA DENTRO DE UMA ADEGA ESQUECIDA NO TEMPO.
Obrigado a quem possa ajudar !!!
gostaria muito de mandar fotos a vc.
De alguns comentários todos acharam muitos anos, eu posso dizer que destas nem no museu
existe as que em tenho são, de garrafeira particular de vinho do Porto, colheita de 1892 engarrafado em 1975, esta garrafa está a leilão por 500mil €
a proxima garrafa tem 59 anos ainda não atingiu a idade da reforma mas esta em leilão por 350 mil, quem tiver capacidade para dar mais 1dlr será o dono desta riqueza.