O que você considera um bom desconto em uma liquidação de vinho? 20%, 30% ou só vale a partir de 50%: tudo pela metade do preço! Bom, é tempo de avaliar seus princípios, pois está aberta a temporada de caça ao rótulo com algum desconto.
Se o ano na economia só começa pra valer depois do Carnaval, esta realidade não vale para quem deseja renovar e ampliar sua adega. Tradicionalmente neste período, que vai da primeira quinzena de janeiro até algum momento de fevereiro, as lojas – virtuais e de prateleira – e importadoras baixam os preços de parte de seu catálogo para renovar o estoque, ou até mesmo para se livrar de algum rótulo que será descontinuado. Há de tudo, rótulos especiais, safras menos badaladas, produtores que não encontraram seu público, bons vinhos e até algumas raridades. Quem gosta de vinho fica de olho, pesquisa e acaba encontrando barbadas, oportunidades de adquirir um rótulo diferenciado, ou mesmo comprar em quantidade um vinho do dia-a-dia. Mas fique atento, promoção de um rótulo ou outro toda loja faz o ano inteiro, liquidação, bota-fora ou qualquer coisa semelhante é um conjunto de ofertas mais amplo.
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As liquidações:
Abaixo, alguns dos endereços que promovem corte nos preços de seu catálogo. As lojas são na sua maioria em São Paulo, mas boa parte delas oferece vendas online ou por televendas
World Wine – são mais de 250 rótulos com ofertas de até 70% nesta nona edição de seu WorldWineOff. Boa seleção de italianos, portugueses e rótulos de vinhos naturais e biodinâmicos. A França é contemplada este ano com uma seleção especial de 120 rótulos, com destaque para as regiões de Borgonha, Bordeaux, Champagne e Rhône. Nos últimos anos tem se mostrado, de longe, uma das melhores liquidações de vinho em qualidade, variedade e preço. Na loja da Padre João Manoel a promoção fica meio espalhada o que dificulta a escolha. E não se enxergam tantos rótulos em promoção como anunciados. Em cinco lojas (São Paulo Ribeirão Preto e Rio de Janeiro). Até 22 de fevereiro.
Grand Cru – os descontos vão de 25% a 60% organizados por preço nas páginas do site – é bom salientar que a maioria dos descontos é de 25% e 30%. Há uma seleção variada de vinhos franceses muito caros que ficam apenas caros (mas de tremenda qualidade, o que é sempre um opção de vinho de guarda), junto a chilenos e argentinos mais acessíveis de boa qualidade. Uma boa dica são os vinhos das produtoras Santa Rita (Chile) e Doña Paula (Argentina) que não serão mais importados pela Grand Cru e estão todos com descontos de 30%. A Grand Cru tem uma rede de afiliadas espalhada por quase todo o país, são mais de 30 endereços de lojas físícas. Todas as lojas fazem parte da promoção. Até 8 de fevereiro.
Vinos & Vinos – no Bota-Fora da importadora, que também tem uma loja física em São Paulo, são mais de 50 rótulos do Chile, França e Itália em oferta. Até dia 7 de fevereiro.
Expand –ofertas de 20% a 50%. A variedade não é mais tão grande como no passado glorioso, por conta da redução do catálogo da importadora. Talvez a grande vedete aqui sejam os vinhos do mestre chileno Morandé.
MercoVino – São 40 rótulos com descontos. Maior ofertas de italianos, espanhóis e portugueses. Alguns bem pontuados nos guias mais consagrados. Até dia 1 de fevereiro
Vinea – a loja, que tem filiais em São Paulo e Alphaville, promete descontos em mais de 150 rótulos de até 65%. Até dia 15 de fevereiro.
Decanter – Parte da boa seleção da Decanter estará em liquidação na próxima semana na loja de São Paulo. Serão em torno de 200 rótulos, com descontos de 20% a 50%. No site também há descontos de algumas marcas de 40%, 50% e 60%, mas sem relação com o bota-fora. De 28 de janeiro a 1 de fevereiro
Bacco’s – são 100 rótulos de diversos países com descontos que vão de 20% a 40%. Importante: os vinhos em promoção da loja física, em Higienópolis, São Paulo, não são os mesmos exibidos na página de promoção do site.
Kylix – a pequena e simpática loja que ocupa um casarão na Avenida Angélica, em São Paulo, também promove nos meses de janeiro e fevereiro vinhos com até 40% de desconto, como o bom argentino Crios, da Susana Balbo. Até o final do estoque.
QualVinho? – a importadora dedicada aos vinhos de qualidade da África do Sul também aproveita a onda de liquidações e coloca alguns de seus premiados rótulos com bons descontos, como a linha Oak Valley (o Pinot Noir e o Chardonnay, ambos 2011) e a linha Mullineux Family Wine (Syrah)
Liquidações relâmpago online
Este modelo de liquidação de início de ano ainda faz parte de um, digamos, modelo antigo de negócios. Hoje os sites de ecommerce propiciam uma outra relação com os consumidores onde os descontos podem surgir de várias maneiras: de acordo com o volume adquirido, vinculado ao perfil do cliente, adequado à estação do ano, por meio de compras coletivas, baseado em sua geolocalização e principalmente por um modelo que vem ganhando força que é da oferta relâmpago, onde o produto é exposto com um desconto com um prazo de validade decrescente. Nos Estados Unidos este é um mercado anual de 100 milhões de dólares, que abocanhou mais de 25% da venda online segundo a consultoria da indústria do vinho Vin Tank. O site de ecommerce nacional Epicerie tem este modelo de descontos com prazo de validade decrescente, mas exige o cadastro para conhecer os preços. Alguns sites de importadoras também adotam esta estratégia. O site Sonoma, que procura criar um catálogo mais diferenciado, sempre oferece descontos, mas também é restrito aos associados. O gigante virtual Wine ainda mantém no ar um saldão de fim de ano e é outro ecommerce de vinhos que trabalha muito bem volume e também busca um modelo de relacionamento com os clientes que barateia o custo dos vinhos para os associados: o clube de vinho. São sites de ecommerce no modelo clube de vinhos também a FastVinhos, Sociedade da Mesa e Dionísio entre outros.
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Liquidações relâmpago nas lojas físicas
O comprador de vinhos habitual sempre recorre a outro método muito eficaz: a olhadinha. Sempre que estou em um supermercado, loja de vinho ou site de vendas online percorro os olhos atrás de ofertas tentadoras. Alguns supermercados como o Pão de Açúcar fazem ofertas relâmpago de um ou dois dias em unidades diferentes com descontos que às vezes chegam a até 30% do valor da etiqueta. A dica aqui é ficar amigo do responsável pela seção de vinhos do supermercado e ser avisado com alguma antecedência do dia da promoção. O St. Marché também promove corte nos preços dos vinhos de sua importação com alguma frequência. Outras importadoras e lojas sempre oferecem algum produtor ou marca com alguma redução de custos. É sempre bom nunca perder de vista que, por mais rica que seja a história e o sabor de um vinho, trata-se de uma mercadoria, e mercadoria tem de girar e o consumidor tem de buscar sempre a melhor preço.
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Sete dicas para se dar bem nas compras
Se você é um desses compradores de liquidação, eu repito aqui (como faço todo ano) seis regras de ouro que podem ajudar a se prevenir de alguma roubada – e ainda acrescento uma sétima dica.
Claro que parte das dicas exige o contato visual com a garrafa, o que inviabiliza a compra 100% segura online, mas aqui, como em qualquer relação comercial, vale a confiança na loja, no produtor ou no ecommerce de vinho escolhido.
1. Observe se a garrafa está bem cheia. Um espaço livre muito grande entre a rolha e o líquido é sinal de vazamento. Consequência: o vinho provavelmente estará em processo de oxidação.
2. Verifique o estado de conservação da cápsula e da rolha. A cortiça não pode estar saltada, outro indicativo de problemas na qualidade da bebida.
3. Cheque a cor do vinho, principalmente os brancos das safras mais antigas – uma cor amarelo-escura pode indicar oxidação; se estiver na cor âmbar, evite. Um tinto de safra recente de cor alaranjada – uma característica dos tintos mais evoluídos – também é sinal de problema. Se a safra do tinto for mais antiga – e principalmente se for um vinho de guarda – é sinal de evolução. Aí depende de seu apreço por vinhos envelhecidos.
4. Fique atento às safras. Tintos mais básicos, e principalmente os rosés e grande parte dos brancos devem ser servidos jovens, em no máximo três a quatro anos (há sempre muita desova de rosés nestas promoções…)
5. Não compre por impulso (este conselho devo repetir a mim mesmo). Como a maior parte das ofertas são de safras mais antigas, pergunte ao lojista se trata de um vinho com potencial de guarda (geralmente mais caros), se não for, planeje a compra para consumo rápido, principalmente os brancos.
6. Encontrou um preço de um vinho que é uma barbada, e que pode resolver sua vida no dia-a-dia e vale investir numa caixa? Experimente antes. Se a loja não tiver uma amostra, compre uma garrafa, prove em casa e decida sobre a compra de um maior volume de rótulos com segurança, ou você pode ter 12 garrafas de vinagre muito caro para temperar a salada por todo o ano. Eu fiz isso este ano e me preveni de um desastre.
7. Importante checar com a loja a política de troca dos vinhos em liquidação. Algumas lojas deixam por conta e risco do cliente, outras realizam trocas quando a bebida está pra lá de Marrakesh. Aqui vale a regra de ouro: o que é combinado não é caro.
Bora lá comprar umas garrafas?
Que legal, estamos precisando mesmo de boas promoções