É quase inevitável. Toda entrevista com grandes críticos e especialistas invariavelmente termina com uma pergunta clássica: Qual o vinho que escolheria para tomar se esse fosse o último de sua vida? Eu mesmo já perpetrei este desafio sem imaginação para o elegante autor britânico Hugh Johnson. É sempre curioso saber o que pensam aqueles que já provaram de tudo e são referência para os apreciadores da bebida. Melhor ainda é deixá-los em uma sinuca de bico. Abaixo, três famosos críticos revelam a sua preferência:
Hugh Johnson — Seria uma das minhas raras garrafas de antigo Tokay (um branco doce da Hungria). Ele tem todas as qualidades que fazem que o vinho seja um assunto tão rico: profundidade, intensidade de sabor, vitalidade, singularidade e história.
Robert Parker – Provavelmente um dos vinhedos do Guigal, um produtor da região do Rhône. Talvez um La Mouline ou um Petrus 1947 ou um Cheval Blanc 1947. Nasci em 1947, um ano de ótima colheita no Pomerol e em Saint-Émilion, duas sub-regiões de Bordeaux.
Jancis Robinson – Um vinho madeira Cossart Bual da safra de 1908 (U$ 824,00 no site Peter Wylie Fine Wines) seria uma ótima opção.
Último post
A escolha do tema vinho derradeiro tem um sentido aqui. Esta coluna sofrerá uma breve interrupção e mudará de endereço. Foi ótimo ocupar este espaço. Se eu tivesse que escolher uma garrafa de vinho para comemorar este último post, seria um Champagne safrado. Nem tanto por uma predileção pessoal, mas por conta do simbolismo que esta escolha representa. Champagne é o vinho da celebração, por definição. Pois tudo merece ser comemorado nesta vida, os finais e os inícios,principalmente quando a experiência foi boa.
Muito obrigado àqueles que me seguiram aqui e até a próxima parada.
É a melhor coluna de vinhos do Brasil. Por favor Gerosa, volte logo e deixe disponível para todos nós todos os seus posts antigos. Não demore!!
Para onde vc vai? e os fiéis leitores? o que fazer para encontrar a próxima parada?
Parabéns pelo blog, aprendi muito aqui e me diverti muito também!
Abraços,
Alguma melancolia nessas palavras que espero se transformem em alegria dentro de muito breve. Só não esquece que te tenho entre meus top 10 blogs favoritos e preciso renovar o link quando voltares à ativa. Ficamo no aguardo.
Abs e sucesso.
Com certeza vai continuar sendo um sucesso pra onde quer que vá!
Muito, muito gostoso ler você. Aqui ou em qualquer outro lugar!
beijos