Um rápido bate-papo com Cândido Valduga, 77 anos, o patriarca da Vinícola Dom Cândido, que produz o espumante campeão do ranking Playboy.
Como o senhor soube que o Dom Cândido Brut havia sido eleito o melhor espumante pelo ranking da revista Playboy?
Foi uma surpresa. Um amigo do meu filho, de Porto Alegre, enviou pela internet o texto do blog. A notícia se espalhou rápido, muita gente ligou para cá querendo comprar o espumante. Também apareceram turistas interessados em conhecer o Dom Cândido Brut.
O que significa este resultado para vocês?
É uma recompensa de toda uma vida dedicada aos vinhedos e aos vinhos.
Hoje a produção está limitada a 12.000 garrafas. Vocês pretendem aumentar a produção?
Estamos plantando novas videiras. Creio que agora vamos acelerar este processo, mas só depois de 3 anos as uvas podem ser usadas na produção do vinho.
Como é a elaboração do Dom Cândido Brut?
Para começar, a nossa uva é de boa qualidade, com baixo rendimento por hectare, e são colhidas no tempo certo. Nós fazemos um charmat longo, um processo que dá justamente estas características de um espumante elaborado pelo método champenoise (aquele que a segunda fermentação se dá na garrafa). Muita gente, na hora de provar, confunde o Dom Cândido com champanhe.Você não estava enganado quando percebeu estes aromas mais evoluídos, típico dos espumantes feitos pelo método champenoise.
Muitos leitores perguntaram onde podem encontrar seu espumante e qual o preço…
Nós não vendemos para supermercados. Nossa maior venda é direta, para pessoa física (entregamos para todo o Brasil), e para alguns restaurantes e lojas. Aqui na vinícola ele sai por 25 reais, nas lojas deve custar entre 30 e 35 reais. Em São Paulo, eu sei que o Empório Chiapetta (do Mercado Municipal) vende nossos vinhos.
Com a premiação e a repercussão o senhor pretende aumentar o preço do Dom Cândido Brut?
Não. Aqui na vinícola vamos manter o mesmo preço.
Olha aí
Ja tive a oportunidade de experimentar vinhos dessa vinicola e sempre achei dos melhores brasileiros, um vinho correto e preço legal, o o espumante ainda não experimentei, mas pela materia fiquei tentado, irei providenciar uma degustação para breve
Excelente reportagem
Atenção,Para quem deseja aprender um pouco sobre vinhos !
Para deixar de pose.
vamos aproveitar bastante e tomar vinho…
Vamos aproveitar as dicas…
Quanto aos melhores espumantes brasileiros, acrescento os produzidos pela Vinícola Velha Cantina, da marca Cave Antiga. O moscatel já recebeu várias medalhas de ouro em concursos da Associação Brasileira de Enologia, assim como a medalha de ouro em San Francisco -EUA.
ótimo documentário