Um belo dia você, influenciado pelo papo do vendedor, compra um decanter. Ou ganha um. Sabe do que se trata, né? Aquele jarro de cristal (os mais sofisticados) ou de vidro que fica lindo nas prateleiras das lojas e às vezes chega em casa na forma de presente. Diante do objeto vem a pergunta. O que eu faço com isso? Há dois padrões de resposta:
O clássico
O decanter serve para arejar o vinho, amaciar os taninos e dar uma mãozinha no despertar dos aromas. A forma, bojuda na base e com um pescoço em forma de ampulheta na superfície, permite que o oxigênio faça a sua mágica. Como quase ninguém deixa a bebida descansar na taça, e já parte direto para o ataque, o decanter faz este trabalho, para a benção dos ansiosos e sedentos.
Os tintos mais concentrados, e antigos, ganham em profundidade e persistência. Até mesmo aqueles de safras recentes, elaborados para serem bebidos jovens, podem modificar um pouco nos aromas. Para os rótulos mais longevos é um utensílio que ajuda a separar as borras e sedimentos naturais da bebida. Ao despejar o precioso líquido no interior do jarro, estes elementos sobram depositados no fundo da garrafa.
A etiqueta e as enciclopédias do vinho recomendam um ritual para a separação das borras que exige um candelabro, uma vela acesa e certa destreza (ver foto abaixo). Muito bacana. Mas no mundo real, você já viu alguém conduzindo este processo fora das fotos dos livros?
O popular
É um objeto em busca de uma utilidade. Pouca gente usa um decanter em casa. Exige um planejamento, um ritual, que dificulta seu uso. E o ritual de desarrolhar o vinho na frente dos convidados, exibir o rótulo e derramar o néctar direto do gargalo para a taça é irresistível!
Mas é um presente bárbaro, não? Existem modelos dos mais variados formatos e preços. Certa vez, numa degustação com o senhor Riedel – o homem que reinventou as taças de vinho -, os caldos eram servidos em um decanter de pescoço alongado – parecia um ganso – que o somellier manuseava como uma destreza de malabarista. Todos ficaram admirados e, como se tratava de uma degustação séria, suspeitou-se que o formato transferia algum aroma especial ao vinho. Perguntado o que a forma trazia de vantagens, Riedel respondeu: “É só design, é mais bonito”.
Mil e uma utilidades
Para quem não sabe o que fazer com o decanter que está mofando no armário, aqui vão algumas sugestões que os enófilos sem senso de humor podem considerar uma heresia:
1 use como um belo vaso para flores (ver sugestão na foto de abertura, bacana, não?);
2 enfeite a cristaleira, principalmente se tiver um jogo variado. Vários modelos lado a lado fazem uma boa presença;
3 use a imaginação e transforme o decanter em um suporte para aqueles desenhos de areia colorida: a arte em garrafas;
4 desafie o amigo “entendido” de vinho. Funciona assim. Despeje um tinto argentino meia-boca na jarra e coloque ao lado uma garrafa de um rótulo mais caro e badalado. Sirva-o e observe a reação do sujeito. Aposto que será divertido
E você, usa o seu decanter? Tem outra sugestão para o equipamento? Escreva para cá!
Acredito que para grandes vinhos, em degustações mais sérias, o decanter tenha sua utilidade. Mas para o dia a dia, é necessário tanto preciosismo? Minha grande dúvida sobre o decanter é a seguinte: o vinho descansa em temperatura ambiente? Como fica a questão da temperatura? Enfio na geladeira pra não esquentar?? Aqui no Rio, se deixar muito tempo, até o melhor Barollo vira quentão de festa junina!!
Utilizo o meu decantador principalmente para o vinhos sul-americano e para os mais velhos. Se for um vinho italiano ou francês ainda jovem, não utilizo. De qualquer maneira, é uma peça que encanta as pessoas.
Bom, Decanter é mesmo um utensílio típico da bebida à qual se presta. Quero dizer, cada um tem que experienciar podendo gostar ou não. É mesmo como o vinho uns dizem uma coisa, falam de aromas, sabores, acidez e adstringência e outros apenas gostam ou desgostam. Nada como a convivência das adversidades e multiplicidades de pessoas gostos e opniões. Eu, por exemplo, diria que para mim é um objeto útil.Abraços.
Muito boa e esclarecedora reportagem! A idéia de decoração e vaso de flor foi fantástica!
Esperar 40 minutos, com o decanter numa temperatura acima dos 28 graus ou deixá-lo durante este tempo na geladeira, colhendo os aromas existentes lá…Sei não…
ADOREI esse post!!!!
Se alguém puder me responder no email pessoal, gostaria de saber por que não se pode usar como vaso de flores? É verdade que “altera” o vidro e não presta mais para receber vinho?
Grata
Estive em Porto/Portugal, no Majestic Cafe Porto, onde pedi um vinho do Porto antigo, e foi trazido a mesa a garrafa envolvida em linho, em uma cesta de prata, mais um decantador, onde o garcon deixou o Porto decantar por alguns minutos. Pude sentir o delicioso aroma e o vinho apos decantacao era realmente delicioso. Sete euros. Mas valeu. Indo a Porto visite o Majestic Cafe, o edificio e lindo em art-deco e tudo que servem e excelente.
talvez em palavras mais simples,se entenda o que é decantar um vinho.O decanter é especifico,pois todo vinho tem particulas sólidas(sur lie)escrito no rotulo.É uma indumentária do kit fãs do vinho,.decantar e oxidar o vinho são duas funções diferentes.A decantação inibe que as particulas sejam sevidas junto ao vinho, oxidar ou respiração como é chamado pode ser feito em qualquer jarra de vidro é para permitir o contato do vinho com o ar,eliberar aromas ela pode durar de 15min a 4 horas,em uma garrafa de vinho sem rolha tambem é possível a oxidação,mas não de forma tão ampla, se vc ganhou um decanter e não usa doe a quem gosta muito de vinho,eu ainda acredito que uma flor dentro de um decanter é como ver neve dentro da bola de vidro e achar que já foi a NY . bjk
Uma questão importante para qual não achei resposta nem na matéria nem nos comentários: como se lava um Decanter? Essa grande dúvida fez com que só usasse o meu uma única vez e agora ela jaz mofando no armário todo manchado de vermelho…
Existem umas esferas próprias para a limpeza do decanter. Dá uma olhada neste link:
http://www.domvinho.com/produtos/830-Esferas-de-Limpeza-para-Decanter
Forte abraço.