“Borgonha faz com que você pense em bobagens; Bordeaux faz com que você fale sobre elas, e champanhe faz com que você as cometa” Brillat-Savarin, gourmet francês do séc XVIII
Cometer bobagens após tomar um espumante, vá lá, é do jogo. Mas cometê-las antes de tocar os lábios na bebida, por falta de conhecimento, não tem graça alguma. Este blog, sempre imbuído do espírito de defesa dos interesses do leitor, uma espécie de advogado dos enófilos dos trópicos (te cuida, Robert Parker!), lança então este desafio para você testar seus conhecimentos sobre vinhos com borbulhas. Se útil não for, no mínimo é um assunto para depois do brinde.
[QUIZZIN 5]
Caro Beto, muito bom. Preciso estudar mais, pois acertei só 11. Sugiro alterar a redação do espumeante alemão para Sekt.
Parabéns! Mande mais testes.
Há inconsistência na resposta a uma das perguntas:
“O que significa dizer que um espumante é elaborado pelo método charmat?”
A resposta correta indicada é: “Só há uma fermentação, em grandes tanques”.
Mas na explicação da resposta consta: “Nos espumantes elaborados pelo método charmat a segunda fermentação se dá em grandes tanques, geralmente de aço inoxidável”.
Então a resposta correta deveria ser: ” A segunda fermentação é feita em grandes tanques”
Ou a explicação está incorreta.
Abraços
Caro Beto:
Parabéns pelo trabalho.Maravilhoso!
Aos que precisam praticar mais, vai minha sugestão:
Ler e degustar muito.Hoje existem vários cursos e dicas.
Um abraço a todos
[email protected]
DISCORDO DA SUA AVALIAÇÃO, PRIMEIRO RESOLVI NÃO CHUTAR, SEGUNDO O DESCONHECIMENTO DAS COMBINAÇÕES DE UVA, NOMES DE PESSOAS, QUANTIDADES DE BOLHAS OU PROCESSOS DE PRODUÇÃO, NÃO REFLETEM NO PALADAR DE UMA PESSOA, DIZENDO QUE UMA NÃO IDENTIFICARIA UMA ESPUMA DE PRATA DE UM BOM ESPUMANTE.
As pessoas fazem cursos, dão palestras, assistem palestras, frequentam degustações horizontais, verticais e diagonais, passam dias discutindo o mérito da safra de 2000 sobre as outras na Europa, a mística dos anos terminados em zero, olham tabelas de pluviometria, mapas satelitais e discutem a existência do terroir como um substituto laico para o misticismo de qualquer espécie. Mas conhecer vinhos é uma única coisa: repetir e comparar. Então, eu que adoro tudo que mencionei, gosto da coisa toda que está em torno do vinho, porque no fundo se trata de um passatempo além de um prazer. Obrigado pelo Blog
Olha muito bom o blog, principalmente o vinho, mais que tal beber esse belo vinho em sua casa com uma nova aparência, deixando tudo mais gostoso.
Passe em nosso blog e adquire mais informações sobre o assunto acesse http://www.cjijaguariuna.com.br
Isso mande Outro teste, eles são bem interessantes. Obrigado
Visite o site http://www.choppkremer.com.br
Adorei o blog, o conteúdo é muito bom. Parabéns a todos do blog.
Obrigado!
http://www.nwmidia.com.br
Obrigado pelos elogios.
O Blog é para os leitores, visite sempre
abs