Como será a vida daqui a 300 anos? O planeta sobreviverá? A espécie humana irá colonizar outros galáxias? Limitando o escopo da futurologia: continuaremos bebendo vinho? Se depender dos roteiristas do seriado Star Trek: Picard, a bebida não só está garantida como continuará a ser vinificada na Terra, em regiões históricas da França. Star Trek: Picard aposta na existência de vinhedos em 2399 e agrada os fãs com garrafas reais do vinho da safra de 2017.
O espaço, a fronteira final… Os nerds de plantão e fãs de ficção científica identificam de imediato a frase inicial da abertura do seriado original Star Trek (Jornada nas Estrelas). Lançado em 1966, sem sucesso diga-se de passagem, gerou uma franquia com várias continuações, longas metragens e conquistou uma legião de aficionados. Star Trek, Next Generation, tendo como protagonista o capitão Jean-Luc Picard, foi um dos subprodutos de maior sucesso.
Disponível no canal por assinatura Amazon Prime, a nova série Star Trek: Picard continua a saga do capitão. Logo na abertura uma imagem chama a atenção dos apreciadores de vinho. O capitão Picard, interpretado por Sir Patrick Stuart, surge mais envelhecido. Com trajes de vigneron caminha placidamente pelos vinhedos de sua propriedade. Estamos na Terra. Só identificamos que a ação se passa no futuro quando a câmera se afasta e uma estrovenga autônoma sobrevoa os vinhedos irrigando as plantas.
O ano é 2399. E o capitão percorre o Château Picard, onde produz grand crus reconhecidos pela “Appellation La Barre Contrôlée”. A mensagem está dada: vinhedos e vinhos sobreviveram e têm ainda grande significado para os apaixonados pela bebida. O vinho ainda é um produto com origem e tradição no século XXIV, mesmo que a humanidade tenha vencido a fronteira final e explorado novos mundos e civilizações onde nenhum homem jamais esteve.
Château Picard 2017 (2386)
Cru Bourgeois Bordeaux
Origem: Saint-Estèphe, Bordeaux, França
Variedades: Cabernet Sauvignon (85%) e Merlot (15%)
Ocasião: para acompanhar as cenas da primeira temporada de Star Trek Picard, onde o capitão curte sua aposentadoria em meio a seus vinhedos e planeja sua volta ao espaço.
Qual estrela do estilo: o deuxième cru classé, para alguns super second, Château Cos-d’Estournel.
Por trás da garrafa: o Château Picard original produz há varias gerações em Saint-Estèphe, em Bordeaux, caldos de alta qualidade. Seus enólogos elaboram uma edição limitada deste Cru Bourgeois para representar os vinhos com origem nos vinhedos do família de Jean-Luc Picard. O vinho estagiou por 14 meses em barricas, vejam só, americanas.
O que esperar: corte bordalês clássico que busca integrar a fruta com a madeira deixando fruir aromas de frutas negras como ameixas e amoras e na boca sensação mais doce confirmando as frutas do nariz e adicionadas de especiarias. Beba agora ou coloque numa cápsula do tempo para apreciar no século 24…
Quanto custa: 60 dólares
Onde comprar: no site da Star Trek Wines (apenas para entrega nos EUA).
Klingon Bloodwine 2018
Origem: Califórnia, EUA
Variedades: Cabernet Sauvignon
Ocasião: para brindar a diversidade, um vinho que homenageia uma civilização de outro galáxia, mas afinado com o paladar dos terráqueos
Qual estrela do estilo: Opus One talvez seja o exemplar de cabernet sauvignon mais famosão da Califórnia, mas meu voto vai para o Paul Hobbs Cabernet Sauvignon Beckstoffer Dr Crane Vineyard, não por acaso laureado com 100 pontos do Robert Parker, quando isso ainda tinha mais importância.
Por trás da garrafa: Para os colecionadores, apresenta quatro rolhas diferentes, cobertas com uma camada de cera, todas com frases celebrando a cultura Klingon, escritas no idioma Klingon, que foi criado especialmente para a franquia Star Trek e tem até um dicionário online. “nuvpu’ tlhIngannIS”, ou seja, “Um brinde ao povo Klingon”
O que esperar: elaborado por Andrew Nelson, um dos viticultores eleitos pela revista Wine Enthusiast entre os 40 Under 40 Tastemaker 2020, busca o estilo do cabernet sauvignon da Califórnia. Ou seja, um caldo escuro que alia potência e fruta, representando os três pilares da cultura Klingon: honra, dever e tradição
Quanto custa: 50 dólares
Onde comprar: no site da Star Trek Wines (apenas para entrega nos EUA).
O Château Picard à venda é o mesmo que aparece em algumas cenas do seriado. O United Federation os Planets e o Bloodwine não devem participar do seriado (a primeira temporada teve 10 episódios e um teaser da sequência já foi anunciado). Para os fanáticos, trata-se de uma curtição que vem do século 24 direto para sua taça. E quem sabe compartilhar do gosto do capitão Picard. Uma ficção, é uma ficção, é uma ficção, não é mesmo?
Os vinhos originais do Chatêau Picard podem ser encontrados no Brasil na Importadora Decanter. No momento está com estoque zerado.