Alguns leitores insistiram, na área de comentários, que divulgasse os vinhos que ficaram em segundo e terceiro lugares no pódio do Top Ten da Expovinis 2009. Bom, em um país que segundo lugar é maldição chega até surpreender este interesse. O colunista Augusto Nunes pinçou recentemente uma ótima definição do piloto Nelson Piquet sobre a praga do vice: “Brasileiro acha que o segundo lugar é o primeiro dos últimos”.
Mas os organizadores da feira não divulgam a lista completa com a classificação geral, nem dos rótulos que quase chegaram lá. É um critério da Expovinis e faz todo sentido, pois a eleição é claramente dos Top Ten e não dos vice Top Ten.
O resultado, como só podia ser, é a soma das notas de cada jurado. Então, como não tem segundos e terceiros lugares oficiais, achei que podia oferecer um serviço ao incauto leitor que persegue esta coluna ao revelar os vinhos que coloquei nas três primeiras posições do pódio.
Atenção então, a tabela abaixo não é uma radiografia oficial, mas sim uma escolha pessoal. No mínimo é curioso, pois expõe meus erros e acertos. E ainda é possível comparar o meu paladar ao dos outros. Trata-se, claro, de comparar o intangível, que é o meu gosto – minha experiência pessoal e referências – com o gosto dos outros jurados e mostrar onde o geral coincidiu com o particular.
(Os 10 vinhos eleitos pelo Top Ten estão destacados com uma faixa cinza na tabela.)
Aguardo seus comentários e críticas.
Não foram avaliados vinhos franceses ou italianos?E se não o foram, qual o motivo?
Caro Gerosa,parabéns pela postagem,mas minha dúvida não diz respeito a ela.Gostaria,se possível,que me indicasse com o que combina o vinho Clos de la Coulee de Serrant (Nicolas Joly)branco do Loire,muito recomendado pelo seu amigo Ed Motta.Obrigado.
Parabéns pela sua transparencia.Temos que desprostituir o mercado de vinhos finos no brasil.Todos nós temos interesses, porém o consumidor final deve saber com transparencia o que cada um de nós que escrevemos sobre vinhos pensa.Temos a responsabilidade de colocar a nossa face da verdade acima de nossos interesses pessoais.ParabénsSchiffini
Só uma dúvida: o Quinta da Neve Cabernet Sauvignon não era o 2007?
Humildemente discordo sobre as palavras “erros” e “acertos”. Principalmente “erros”. O fato de teres escolhido vinhos que não foram os selecionados não significa que tenhas errado. Mas isso tu sabes, né?De qualquer maneira, que bom que publicaste esta lista. Mostra que mesmo entre pessoas que conhecem vinho há discordância. E nós, os consumidores que tem um longo caminho pela frente para aprender a distinguir os sabores básicos, só temos a ganhar com esse tipo de informação.Pena que não tenho podido acompanhar os blogs que aprecio – e o teu é certamente um deles.Forte abraço gaúcho.
Ops…acho que houve um engano…o Salton Talento 2005 foi o vencedor da categoria Vinhos Nacionais.