Galvão Bueno, o locutor mais assistido e comentado da TV brasileira, agora tem um vinho para chamar de seu. Para ser mais preciso, uma vinícola inteira. Trata-se da Bellavista Estate Bueno, localizada na região de Campanha, no extremo Sul do Rio Grande do Sul. A base do projeto está plantada, os vinhedos crescendo, o perfil do vinho definido, mas, como ele mesmo comentou, não dava para esperar cinco anos até que os primeiros frutos estivessem maduros e só então começar a colar seu nome em uma garrafa.” O apresentador acalentava este sonho há muito tempo mas há cinco anos resolveu tocar a sério o projeto, e com auxílio de Adriano Miolo, enólogo e proprietário da vinícola de mesmo nome, encontrou o terreno, próximo dos vinhedos da Fortaleza do Seival, em Campanha.
Os primeiros rótulos lançados, o tinto Bueno Paralelo 31 e o espumante Bueno Couvée Prestige, são resultado de uma associação de sua incipiente vinícola com a consolidada Miolo Wine Group. O espumante usa as tradicionais chardonnay e pinot noir. O tinto é um corte de cabernet sauvignon (60%), merlot (30%) e petit verdot (10%). Galvão define esta parceria com uma frase de efeito: “O Adriano Miolo diz que se trata de um vinho elaborado a seis mãos: as minhas, as dele e a do consultor Michel Rolland. Mas eu digo que na verdade são quatro mãos, a dos dois enólogos profissionais, e um coração, o meu”.
E como é o vinho afinal?
Quem tem acompanhado a assinatura Michel Rolland na Miolo já sabe o que vai encontrar. Cor bem escura, fruta madura, macio, toque de madeira. Um estilo novo mundo fácil de gostar, bem cuidado, um padrão atual dos vinhos de mais alta gama da Miolo. Este é um caminho que o tinto nacional vem trilhando: uma bebida pronta e com um toque mais doce – às vezes falta aquela acidez que era uma característica local, mas que também em excesso era um problema que deixava a bebida menos amigável.
Galvão Bueno apresentou seu vinho no estande da Miolo na terça-feira, 27 de abril, na feira internacional da ExpoVinis. Desnecessário dizer que ele roubou a festa. Era um gole do vinho e uma foto com os amigos, e inimigos, da Rede Globo. Galvão é um profissional da comunicação. Degusta um vinho como quem descreve uma musa. No lugar de frutas e flores traça paralelos com perfis femininos.
“Um merlot eu defino assim”, demonstra após tomar um pequeno gole do vinho: “Espetacular, uma beleza clássica, sensual, encantadora, mas no final da noite rende um mero suspiro.”
Já um cabernet sauvignon em sua visão teria a seguinte narrativa: “Esfuziante, agressiva, marcante, e, depois de 10 minutos, já está arranhando suas costas e falando no seu ouvido…”
O Galvão não ia entrar nessa só por vaidade ou para tirar uma casquinha. Acho que está vindo um bom produto. Pelas uvas e sabores escolhidos mostra que é do ramo; ao menos do degustativo. Só espero que não seja caro. Um bom produto tem que ter prêço. Estamos no Brasil e aqui o poder aquisitivo é menor. O Meu ídolo Elias Figueroa optou pela qualidade, com as melhores uvas , com um prêço compatível e está fazendo um enorme sucesso. Parabéns. Assim que chegar nos mercados irei comprar para provar.
Bom, vindo de Michel Rolland, já sabemos o que esperar: muita fruta, teor alcóolico elevado e baixa acidez. A mediocridade engarrafada.
Ainda bem que um bom vinho toma as características daquele lugar. Com a fusão da alma do produtor e de seu terroir. Portanto, este vinho não será sacrificado com a influência do seu “criador”. Vida longa ao vinho… Bebida de prícipes e plebeus!
parece que, antes de tudo, Galvião Bueno é motivo de piada. Vida longa e boa sorte para ele, longe da tv, até assistindo ao Renato Machado.
Bom, torcemos muito para que consiga viver de Vinho, e que consiga o quanto antes terminar sua carreira na televisao!! Grande Galvão!
Divulgar Blog – Somente Coisas Legais
Esse vinho eu NÃO tomo nem se achasse de graça nas prateleiras. Pô!!! O cara é o maior chato da tv brasileira.
Sempre gostei de bons vinhos…
Agora esse do Galvao nao da pra engolir…VOU VOMITAR!!!
Esse cara é ridículo, achei que ja tinha morrido.
Logo agora que o Vinho Brasileiro estava deslanchando de vez o Galvão Bueno tinha que se enfronhar neste mundo tão maravilhoso que é o vinho…
Agora sim, vamos poder observar – através dos índices de venda dos produtos dele a popularidade que ele realmente possui junto ao público brasileiro. Quem sabe agora a GLOBO se dá conta de que este bobalhão não serve nem para narrar corrida de cães quanto mais de automobilismo ou partidas de futebol.
É o cara mais pedante que já conheci na TV brasileira e mundial.
FORA GALVÃO… SE DEPENDER MIM ESTES TEUS VINHOS VÃO AZEDAR NAS PRATELEIRAS DOS SUPERMERCADOS, POIS NÃO COMPRO UMA GOTA, QUEM DIRÁ UMA GARRAFA….
Só fala de vinho quem gosta de vinho. O Galvão sempre mostrou isso em suas palavras e agora está indo mais longe pelo mundo de BACO; mas querer elaborar ótimos vinhos no Brasil, será seu mais ousado desafio.
era so que faltava esse gaviao fazendo vinho no brasil mora em monaco pra sonegar imposto de renda no brasil pk assim nao paga imposto como o pe de chinelo ,e agora quer aparecer com vinho no brasil que nao tem um vinho bom e aqui na italia ate vi o miolo mas acho que tem aqui naquelas prateleiras pra estrangeiros mas nao acredito que alguem compre pois custa 5 euros e e barato mas eu compro um italiano muito melhor por este preço , e ninguem conhece vinho brasileiro ,muitos nao entendem pk a argentina tem vinho e o brasil nao ,pensan que nao temos vinhos , ha o pior sou gaucho e agora esse gaviao pe no s,, por la so vai piorar pk que e ele pra entender de vinho onde mora nem vinhos fazem ,e se bebe este vinho brasileiro e pk nao entende nada mesmo vem a italia beber um barolo , um brunello,um bello amarone valpolicela que isso e vinho de verdade e cala boca galvao
O GALVAO TEM QUE TOMAR CUIDADO,PODE O SEU EGO EXPLODIR QUALQUER HORA DESSA,EM TUDO ELE QUER SER O CARA