As águas vão rolar,
garrafa cheia eu não quero ver sobrar,
eu passo a mão na saca, saca, saca-rolha…
Imagine o seguinte cenário: um jantar à luz de velas com sua amada (ou seu amado). O risoto ficou no ponto, o carré de cordeiro está macio, o molho tem consistência e sabor. Talheres de prata, louça impecável e taças alinhadas, mas ainda vazias. Você seleciona o vinho tinto da melhor safra de sua adega climatizada. O rótulo escolhido harmoniza perfeitamente com o prato: encorpado, com taninos firmes, de longa persistência na boca e aromas de frutas maduras e madeira bem integrada. A expectativa se forma em torno da garrafa. Chegou o momento de desarrolhá-la. Faltou o saca-rolhas. Você vai buscá-lo.
O saca-rolhas não está no lugar de sempre! Caminha até a cozinha e revira as gavetas. Nada. Sai em disparada até o buffet da sala e abre todas as portas. Nem sinal. Princípio de pânico. Sua (seu) convidada(o) percebe que algo saiu do planejado, acompanha a movimentação com os olhos e sorri compreensiva diante de uma comida que começa a esfriar. O copo permanece vazio. Deus do céu, o saca-rolhas sumiu! O que você faz?
Seus problemas se acabaram-se!
Cioso das rasteiras que a vida nos dá e atento aos pequenos detalhes que podem transformar um evento em uma tragédia pessoal, o Blog do Vinho propõe as alternativas mostradas nos vídeos abaixo, conhecidos de quem navega pelo Youtube. Tratam-se de algumas soluções para liberar o precioso fermentado da garrafa nos momentos em que o saca-rolhas se desmaterializa. Aprenda, então, alguns métodos para abrir seu vinho sem a ferramenta apropriada: o saca-rolhas. E sem quebrar o gargalo, claro!
Método assaltando a caixa de ferramentas do papai
Método um pano e uma árvore
Método só no sapatinho
Rolhas antigas, todo cuidado é pouco
Já que o tema são as rolhas – e como retirá-las -, outro perigo que ameaça o prazer dos enófilos é o vinho de guarda, que muitas vezes apresenta uma cortiça de textura fragilizada, com risco de esfarelar, quebrar ou teimar em não se mover do gargalo. Aqui é necessário aliar a destreza com uma ferramenta apropriada: um saca-rolhas de lâminas paralelas. Na sequência abaixo, já exibida neste Blog (Leia o post Bons Vinhos, baixa gastronomia e grandes amigos), um confrade retira com maestria a rolha de um rioja da safra de 1986.
Passo a passo com um saca-rolhas tradicional
Ok, você tem o equipamento adequado! O vídeo abaixo mostra os cuidados para abrir da maneira correta sua garrafa de vinho.
Leia também:
Cortiça, sintética, vidro, alumínio. Várias maneiras de tampar um vinho
Sacar a rolha com o parafuso é uma prática milenar, pode-se também com um prego ir roendo a rolha e quando não der mais é só empurrá-la para dentro da garrafa. Vendo que havia uma possíbilidade de dificuldade para abrir a garafa, as empresas de vinho brasileira (vinho barato) desenvolveu a garafa com tampa rosqueável, sendo assim acabou em definitivo o problema com saca saca saca-rolha.
Para evitar esses contratempos, os australianos engarrafam excelentes vinhos com screw cap. Viva a modernidade.
No natal de 2009, durante uma de suas degustações, Alessandro Garcia, Sidney Garcia e Claudio Frazão (Respectivamente), incentivados pelos presentes, tiveram a ideia de criar uma instituição para defender, cuidar e discutir os assuntos relacionados as rolhas, em especial as tradicionais rolhas de cortiça cuja fabricação tem sido ameaçada, pela crescente substituição por rolhas de plástico, em decorrência do intitulado desenvolvimento sustentável com a preservação da natureza. Mas como aceitar essa substituição com sensível prejuízo ao sabor do vinho e suas tradições? Então, por que não reciclar as rolhas de cortiça. Seria esse o caminho? Então se instituiu a ONG DA ROLHA – Ano I.
http://ongdarolha.webnode.com.pt/
Quando vi um carro no 3º exemplo, esperava que se confirmasse a minha experiência. Ao invés de bater na árvora, é mais prático e eficiente bater com a garrafa num pneu de carro.
OLá
Desculpe, nada a ver com as técnicas de abrir garrafa.
Gostaria de saber por que nos vinhos portugueses não há especificação do tipo seco, suave etc, nem da variedade de uva utilizada.
Obrigado
Mt obrigado pela dica…
Salvaram-me a noit 😀
MARAVILHOSA a tecnica do parafuso!… SALVO! UAHEuhAEuHAEhuae,….
É preciso uma maior mobilização a favor das rolhas de cortiça
http://www.ongdarolha.com/
calaboca seu imbecil,rolha de cortiça apenas serve pra gerar o tricloroanisole prejudicando o vinho,ta mais do q na hora de preservar o vinho de maneira melhor
maravilhoso a tecnica do parafuso.. fui abrir um vinho não encontrei. o saca rolha…
fiz a tcnica do parafuso. rapida ,facil…
maravilha
Adorei o “Método assaltando a caixa de ferramentas do papai” eu consegui abrir.