Às vezes acontece. Você retira a rolha com toda cerimônia, anuncia predicados especiais daquele vinho, comenta as pontuações da safra e cria à sua volta uma expectativa positiva. Mas na primeira cafungada vem o estranhamento. O desastre se anuncia. A boca confirma o veredicto: o vinho está com defeito, ou como se diz no jargão do meio, está bouchonée. E vai piorando com o tempo na taça. É o vinho Tiririca, na sua real acepção. Pior que está, fica.
O que é um vinho bouchonée?
Bouchon significa rolha em francês, daí vem o nome. Bouchonée, portanto, é um vinho que foi infectado por fungos que atacam a rolha de cortiça e que contaminam a bebida. O composto tricloranisol, que ataca as rolhas, tem uma estrutura que lembra o esquema tático de um time de futebol: 2,4,6-Trichloroanisole – mas pode chamar de TCA, o estrago é o mesmo. No popular é um vinho com cheiro ruim e gosto intragável.
Quais são suas características?
Um vinho bouchonée, ou rolhado na tradução literal, só é identificado depois de aberto. Ao contrário do que se espera dos bons tintos e brancos, a bebida não melhora na taça. Piora. E atinge com velocidade a sua decrepitude. Trata-se de um vinho que tem um forte cheiro de pano sujo molhado ou pelo de animal na mesma situação. O que, convenhamos, está longe de ser um buquê desejável. O aroma é fácil de reconhecer quando está muito evidente, mas gera uma certa controvérsia em seus estágios iniciais. Na boca, o vinho perde o sabor da fruta, vai morrendo na taça e desenvolve sabores que vão do mofado ao avinagrado.
Não é todo mundo que sabe reconhecer um vinho com defeito – principalmente quando não é tão evidente assim. Os especialistas têm uma espécie de frenesi quando deparam com uma garrafa destas. Trocam impressões, geram discussões, parece que estão avaliando a opção sexual do vinho: será que é ou não é? O tempo, sempre, é o senhor da razão. Na dúvida, deixe o vinho na taça e se o cheiro e o gosto de mofo aumentar, não há dúvida: é! Mas é pra lá de comum o consumidor nem notar o defeito – ou por que não conhece o vinho ou por que não reconhece o problema – e manda para dentro mesmo assim.
Qual a chance de a minha garrafa estar com problema?
Estudos realizados por algumas revistas especializadas ou mesmo enólogos com longo tempo de estrada, como o francês Michel Rolland, indicam que uma média de 6% das garrafas produzidas apresentam este problema. Em cada megadegustação da revista inglesa Decanter, por exemplo, de 10.000 garrafas abertas espera-se que 5 a 6% estejam afetadas com o problema da rolha. Os produtores de rolha, claro, estimam que não passa de 1% das garrafas. Pensa bem, seria algo como dizer que 6% das telas onde você está lendo este texto não funcionassem ao serem ligadas a primeira vez. É um problema que a indústria do vinho enfrenta de várias maneiras – a troca da rolha de cortiça por modelos sintéticos, de rosca, ou mesmo de vidro é uma delas. Uma higiene mais cuidadosa das adegas é outra. Mas o glamour da cortiça, pelo menos por enquanto, carrega o risco da contaminação.
E se for servido um vinho bouchonée em um restaurante?
Esta é um das raras ocasiões em que não existe discussão. Todo restaurante com um serviço decente de vinho troca sua garrafa sem titubear. Um sommelier bem preparado sabe identificar um vinho com problemas. Claro, existem sensibilidades diferentes para detectar ou não níveis de contaminação do vinho. Mas o vinho com defeito evidente tem de ser trocado pelo estabelecimento. Pode reclamar. Este Tiririca, pelo menos, você não vai ter de engolir! Mas não vale trocar a garrafa por que não gostou da bebida.
Faz mal?
O vinho bouchonée não prejudica a saúde. Não há componentes nocivos ou que tragam más recordações nas horas seguintes a quem consumi-lo. Ele faz mal ao paladar, ao bom gosto e ao bolso mesmo. E dá uma raiva danada quando a garrafa é filho único, o vinho era muito aguardado ou era a última bolacha do pacote. Você abre a garrafa e está bouchonée. Sinto muito, prezado leitor, você acaba de ser brindado com um vinho Tiririca, vai piorar muito ainda…
Lembrando ao autor desse blog e aos demais apreciadores de vinho que quem botou o abestado Tiririca na Câmara Federal foram a maioria dos retardados do PT e coligações, e mais alguns outros sem partidos, que decepcionados com os políticos, protestaram de maneira tão atroz. O tal de PT/Coligação sacaneou a nação, rsrsrsrsrs. Que ridículos esses aloprados do Lula/Dilma/PT, rsrsrsrsrs
mas que vinho que nada! mas que Tiririca que nada, temos que ter cuidado com o futuro com Dilma no poder não vamos nem ter prazer de tomar vinho e nem escutar uma boa piada do Tiririca.
estou tentando refazer o comentário de forma mais adequada e que este seja retirado e assim ps subsequentes , como disse não havia entendido a proposta do vinho .
estou tentando contato para proceder da melhor forma
isto é democracia se o povo votou nele(mesmo que n’ao deveria) e legitimo, pior e o povo der votos pa o PSDB que foi o partido que acabou com o BRASIL( Estradas de S’ao Paulo privatizadas para parentes e amigos por 10 vezes a mais o pre;o do pedagio em relac’ao as estradas privatizadas pelo LULA,Etc…
Isso complementa o cardapio
“O desejo”
Isso e a força para esse desejo virar desejo
A população tem que decidir pelo voto quem desejam no lugar do Lula lá em Brasília
“Bornhausen: eleição em SC é um “recado” para o Brasil”
http://noticias.terra.com.br/eleicoes/2010/noticias/0,,OI4717648-EI15339,00-Bornhausen+eleicao+em+SC+e+um+recado+para+o+Brasil.html
Sim e um recado mesmo para eles mesmos e todos nos saber que os eleitores votaram num candidato carismático, porque se fosse pelo partido ou outro candidato, não seria eleito
Esse recado diz e preciso por todos que nascem na escola para tirar esses vícios que manipulam a população com factóides do medo, no lugar estimular que tira essas trapaças do ar pelo Brasil inteiro educação de qualidade para todos os nossos descendentes serem formados melhor que nos em tudo, na vida
Assim será com mais candidatos entre eles o Lula tem esse carisma
Assim como as crianças foram às maiores vitimas quando a Marta perdeu a reeleição em relação à educação por falta de creches jardins de infância cidades dos brinquedos com tudo da vida real para desmontar e montar o sistema atual
Esse segundo turno decide
Com a Dilma a solução vem de baixo para cima pelo apoio que tem dos partidos aliados, para todos terem a educação que falta de baixo para cima para todos os nossos descendentes ser mais bem preparados que nos todos juntos em 30 anos adiantes seremos o que todos nos desejamos
Com o Serra se prevalecer a lógica o problema continuara vindo de baixo para cima, porque sem educação não vira solução desejada
Pela reforma política, incluindo todas as reformas que ficaram paradas na primeira versão, sem nunca ter sido atualizada
E quando começa uma boa atualização ligam para brecar com uns telefonemas emails a ficha limpa ficou no empate técnico por sugestão de um telefonema, segundo a imprensa ao apresentar esse vídeo diz que foi alem de um telefonema
“Roriz oferece a advogado pagamento sem trabalho”
“Novo trecho do vídeo revela negociação entre Roriz e genro de ministro do STF para diminuir preço da interferência no Supremo”
Ficha foi um jogo de carta marcada, segundo a ficção e uma ficção descendo do espaço para terra
Ajudaram a salvar muitos, mas que vai ajudar a derrotar muitos
http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/roriz+oferece+a+advogado+pagamento+sem+trabalho/n1237788416411.html
Isso fez parte do conjunto das coisas que ajudou a levar a eleição para Presidente ser decidida no segundo turno
Para a população aprender nessa eleição o que não aprendemos em sala de aula
Isso proporcionado pela liberdade de expressão, onde todos podem como no país da ficção livre para expor
Olhem! Quem não no$ garate que o Tiririca e$ta $endo u$ado e bem u$ado pelo$ politico$ que $abiam que ficariam de fora e viram no palhaço a oportunidade de ficar. E lógico que o palhaço e$ta $abendo que e$ta $endo u$ado ($$$$$$$$$$$$$$$$) e bem u$ado.
Haja ($$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$) para dar voto$ para outren$.
O analfabeto já é inelegivel! Basta ler a Constituição, a partir do art. 14! Pra mim o Tiririca já era!
Renata concordo com voce em tudo que falou agora so quero que voce me responda uma coisa voce tem alguma bola de cristal para saber se elegermos todos os deputados com nivel superior se vai melhorar em alguma coisa ???? Sera que grandiosos Universitarios com diplomao colado na parede de seu gabinetes vai ser o suficiente ??? Quanto mais sabedoria mais a ganância impera, mais facilidades para fazer o circo pegar fogo, o nosso grande problema e que ninguem sofre nenhum tipo de punição severa, agora um pobre faminto se entrar num supermercado e roubar uma barra de chocolate pode ter certeza que vai apanhar, vai para a cadeia e passar horrores.
Podemos eleger 30/40/50 Deputados com certeza ali no meio vai ter uma laranja podre que com certeza vai estragar o restante tambem.
O que se precisa é esta tal de ficha limpa banir o Candidato a pleitear uma vaga na politica de novo, fazer com que ele nao tenha mais direito a ser politico ai talvez consigamos uma politica seria.
Vinho Tiririca, vinho Genuino e outros vinhos da mesma vinicula, ja nascem com gosto de vinagre, mas no Brasil ainda tem pessoas que bebem ( bebem e não apreciam ) e dizem que é saboroso.
É aquela velha mania do brasileiro reclamar de tudo e colocar a culpa de suas mazelas nos outros: nos políticos, na colonização portuguesa, na educação… Se esquece que é agente ativo. Mas o povo adora se fazer de coitadinho e ainda tem a petulância de querer corrigir um erro com outro.