Às vezes acontece. Você retira a rolha com toda cerimônia, anuncia predicados especiais daquele vinho, comenta as pontuações da safra e cria à sua volta uma expectativa positiva. Mas na primeira cafungada vem o estranhamento. O desastre se anuncia. A boca confirma o veredicto: o vinho está com defeito, ou como se diz no jargão do meio, está bouchonée. E vai piorando com o tempo na taça. É o vinho Tiririca, na sua real acepção. Pior que está, fica.
O que é um vinho bouchonée?
Bouchon significa rolha em francês, daí vem o nome. Bouchonée, portanto, é um vinho que foi infectado por fungos que atacam a rolha de cortiça e que contaminam a bebida. O composto tricloranisol, que ataca as rolhas, tem uma estrutura que lembra o esquema tático de um time de futebol: 2,4,6-Trichloroanisole – mas pode chamar de TCA, o estrago é o mesmo. No popular é um vinho com cheiro ruim e gosto intragável.
Quais são suas características?
Um vinho bouchonée, ou rolhado na tradução literal, só é identificado depois de aberto. Ao contrário do que se espera dos bons tintos e brancos, a bebida não melhora na taça. Piora. E atinge com velocidade a sua decrepitude. Trata-se de um vinho que tem um forte cheiro de pano sujo molhado ou pelo de animal na mesma situação. O que, convenhamos, está longe de ser um buquê desejável. O aroma é fácil de reconhecer quando está muito evidente, mas gera uma certa controvérsia em seus estágios iniciais. Na boca, o vinho perde o sabor da fruta, vai morrendo na taça e desenvolve sabores que vão do mofado ao avinagrado.
Não é todo mundo que sabe reconhecer um vinho com defeito – principalmente quando não é tão evidente assim. Os especialistas têm uma espécie de frenesi quando deparam com uma garrafa destas. Trocam impressões, geram discussões, parece que estão avaliando a opção sexual do vinho: será que é ou não é? O tempo, sempre, é o senhor da razão. Na dúvida, deixe o vinho na taça e se o cheiro e o gosto de mofo aumentar, não há dúvida: é! Mas é pra lá de comum o consumidor nem notar o defeito – ou por que não conhece o vinho ou por que não reconhece o problema – e manda para dentro mesmo assim.
Qual a chance de a minha garrafa estar com problema?
Estudos realizados por algumas revistas especializadas ou mesmo enólogos com longo tempo de estrada, como o francês Michel Rolland, indicam que uma média de 6% das garrafas produzidas apresentam este problema. Em cada megadegustação da revista inglesa Decanter, por exemplo, de 10.000 garrafas abertas espera-se que 5 a 6% estejam afetadas com o problema da rolha. Os produtores de rolha, claro, estimam que não passa de 1% das garrafas. Pensa bem, seria algo como dizer que 6% das telas onde você está lendo este texto não funcionassem ao serem ligadas a primeira vez. É um problema que a indústria do vinho enfrenta de várias maneiras – a troca da rolha de cortiça por modelos sintéticos, de rosca, ou mesmo de vidro é uma delas. Uma higiene mais cuidadosa das adegas é outra. Mas o glamour da cortiça, pelo menos por enquanto, carrega o risco da contaminação.
E se for servido um vinho bouchonée em um restaurante?
Esta é um das raras ocasiões em que não existe discussão. Todo restaurante com um serviço decente de vinho troca sua garrafa sem titubear. Um sommelier bem preparado sabe identificar um vinho com problemas. Claro, existem sensibilidades diferentes para detectar ou não níveis de contaminação do vinho. Mas o vinho com defeito evidente tem de ser trocado pelo estabelecimento. Pode reclamar. Este Tiririca, pelo menos, você não vai ter de engolir! Mas não vale trocar a garrafa por que não gostou da bebida.
Faz mal?
O vinho bouchonée não prejudica a saúde. Não há componentes nocivos ou que tragam más recordações nas horas seguintes a quem consumi-lo. Ele faz mal ao paladar, ao bom gosto e ao bolso mesmo. E dá uma raiva danada quando a garrafa é filho único, o vinho era muito aguardado ou era a última bolacha do pacote. Você abre a garrafa e está bouchonée. Sinto muito, prezado leitor, você acaba de ser brindado com um vinho Tiririca, vai piorar muito ainda…
Por que tanta preocupação com o Tiririca , se temos um Presidente semi-analfabeto ????
Temos tantos políticos com faculdade, pós, mestrado e doutorado, e o que eles mais sabem fazer é roubar a população e votar leis em interesse próprio. Realmente , pior que está, não pode ficar. Melhor seria se o Congresso fosse fechado, ou quem sabe, Bin Ladem encontrasse duas Torres novas, de preferência com todos os políticos dentro. rsrsrsrs
só vai ser mais um palhaço, nossomos feitos de palhaço todos os dias
O Tiririca é um cidadão brasileiro e votado por brasileiros,ajudou a levar a Dilma para o segundo
turno e provavelmente vai ser o proximo ministro da casa civil,mais honesto e competente do
que o outra que estava lá.Agora palhaço por palhaço,se a gente for comparar até Jesus Cristo
clone,sabe quem é não sabe,pode estar incluido nesta qualificação.
Calma gente.
Agora o Tiririca vai voltar para dizer o que faz um Deputado Federal, já que a maioria que votou nele, e vários que o críticam não sabem o que realmente faz um Deputado Federal.
O problema não é com ele, e sim com a educação do nosso país.
Primeiro ensinem as crianças o que faz e para que serve um Deputado Federal. A maioria realmente não sabe o que eles fazem. Aí quando as crianças crescerem e puderem votar, saberão escolher melhor seus representantes. Desta forma não estaremos cometendo o erro que cometemos no presente e passado.
não acho demérito nenhum o Tiririca não ter estudo; o nosso atual presidente tambem não tem e está no poder á oito anos, pelo menos o Tiririca será deputado federal, e ele mesmo falou que não sabia o que fazia um dep. federal, foi franco. Agora seremos muito mais ignorantes se votarmos na Dilma porque ela com todo seu estudo, toda sua capacidade manipulada pelo seu padrinho pode transformar este Pais em uma ditadura ; aliás já está .Estudo não é diploma de MORAL, dos males o menor, vamos ver o que é de fato importante, e deixar de lado o que já foi resolvido.
Sinceramente é difícil acreditar que o Tiririca foi eleito.
Se o Tiririca não se apossar do cargo que ganhou através do voto. Fica explicito que o voto no Brasil não vale nada, e que nós somos produtos descartaveis para a nossa democracia.
As leis protegem muito mais à quem as inventam e F….aqueles que tentam viver.
se o tiririca foi eleito pelo povo paulista tem que deixar ele tomar posse,agora que viram a popularidade dele quere crussificar, e simples mude o perfil da politica brasileira! deputado por acaso não e profissão então esija experiencia para se candidatar ao cargo de deputado antes tem que aumenos ter sido eleito vereador para ir adiquirindo experiençia, ja que esta tudo errado deixe o tiririca assumir, a lei só poderá vigorá depois de um ano então ele não tem culpa, a experiemcia ele irá adiquirir em brasilia como aconteceu com o presidente.ENTÃO TIRIRICA BOA SORTE.
gil,
vc é primo do Tiririca, né???? só pode ser! `Pra me fazer rir tanto assim…
Eu acredito que o Excelentíssimo Tiririca não será diplomado,uma vez que, se ele for sacado dos eleitos alguns figurões que lá estavam a tempos e ficaram por pouco para entrar não perderão a cadeira, sendo assim os partidos políticos irão pressionar muito o TSE para cortar a cabeça do palhaço. Acredito que na eleição passada o Clodovil também levou uma pessoa sem expressão e no final queimaram esse candidato e depois de muita discussão entrou o candidato Michel Temer (PMDB). Eu vi a relação de eleitos no primeiro e pude perceber que o Macris (PSDB) ficou para entrar por uma vaga…Se o palhaço perder a cabeça será que……..Ainda tem dessas coisas para aturar…
Posso perguntar aos milhões de brasileiros eleitores uma só coisa ? O que fariam ou farão em pról da nossa Nação no âmbito Politico / Social , os candidatos eleitos e não eleitos abaixo: Romário, Marcelinho Carioca, Bebeto, Cantor do Grupo KLB ????, filho do radialista ” OI GENTE !!!!!. , cantor de Forró, etc…etc…….portanto são esses brasileiros analfabetos ou não, anônimos ou não, da mídia ou não, que estarão ou estariam legislando a nosso favor…….que, portanto eu na minha pífima sabedoria acho que apenas mudam as MOSCAS……..o estrume é sempre o mesmo…….