Às vezes acontece. Você retira a rolha com toda cerimônia, anuncia predicados especiais daquele vinho, comenta as pontuações da safra e cria à sua volta uma expectativa positiva. Mas na primeira cafungada vem o estranhamento. O desastre se anuncia. A boca confirma o veredicto: o vinho está com defeito, ou como se diz no jargão do meio, está bouchonée. E vai piorando com o tempo na taça. É o vinho Tiririca, na sua real acepção. Pior que está, fica.
O que é um vinho bouchonée?
Bouchon significa rolha em francês, daí vem o nome. Bouchonée, portanto, é um vinho que foi infectado por fungos que atacam a rolha de cortiça e que contaminam a bebida. O composto tricloranisol, que ataca as rolhas, tem uma estrutura que lembra o esquema tático de um time de futebol: 2,4,6-Trichloroanisole – mas pode chamar de TCA, o estrago é o mesmo. No popular é um vinho com cheiro ruim e gosto intragável.
Quais são suas características?
Um vinho bouchonée, ou rolhado na tradução literal, só é identificado depois de aberto. Ao contrário do que se espera dos bons tintos e brancos, a bebida não melhora na taça. Piora. E atinge com velocidade a sua decrepitude. Trata-se de um vinho que tem um forte cheiro de pano sujo molhado ou pelo de animal na mesma situação. O que, convenhamos, está longe de ser um buquê desejável. O aroma é fácil de reconhecer quando está muito evidente, mas gera uma certa controvérsia em seus estágios iniciais. Na boca, o vinho perde o sabor da fruta, vai morrendo na taça e desenvolve sabores que vão do mofado ao avinagrado.
Não é todo mundo que sabe reconhecer um vinho com defeito – principalmente quando não é tão evidente assim. Os especialistas têm uma espécie de frenesi quando deparam com uma garrafa destas. Trocam impressões, geram discussões, parece que estão avaliando a opção sexual do vinho: será que é ou não é? O tempo, sempre, é o senhor da razão. Na dúvida, deixe o vinho na taça e se o cheiro e o gosto de mofo aumentar, não há dúvida: é! Mas é pra lá de comum o consumidor nem notar o defeito – ou por que não conhece o vinho ou por que não reconhece o problema – e manda para dentro mesmo assim.
Qual a chance de a minha garrafa estar com problema?
Estudos realizados por algumas revistas especializadas ou mesmo enólogos com longo tempo de estrada, como o francês Michel Rolland, indicam que uma média de 6% das garrafas produzidas apresentam este problema. Em cada megadegustação da revista inglesa Decanter, por exemplo, de 10.000 garrafas abertas espera-se que 5 a 6% estejam afetadas com o problema da rolha. Os produtores de rolha, claro, estimam que não passa de 1% das garrafas. Pensa bem, seria algo como dizer que 6% das telas onde você está lendo este texto não funcionassem ao serem ligadas a primeira vez. É um problema que a indústria do vinho enfrenta de várias maneiras – a troca da rolha de cortiça por modelos sintéticos, de rosca, ou mesmo de vidro é uma delas. Uma higiene mais cuidadosa das adegas é outra. Mas o glamour da cortiça, pelo menos por enquanto, carrega o risco da contaminação.
E se for servido um vinho bouchonée em um restaurante?
Esta é um das raras ocasiões em que não existe discussão. Todo restaurante com um serviço decente de vinho troca sua garrafa sem titubear. Um sommelier bem preparado sabe identificar um vinho com problemas. Claro, existem sensibilidades diferentes para detectar ou não níveis de contaminação do vinho. Mas o vinho com defeito evidente tem de ser trocado pelo estabelecimento. Pode reclamar. Este Tiririca, pelo menos, você não vai ter de engolir! Mas não vale trocar a garrafa por que não gostou da bebida.
Faz mal?
O vinho bouchonée não prejudica a saúde. Não há componentes nocivos ou que tragam más recordações nas horas seguintes a quem consumi-lo. Ele faz mal ao paladar, ao bom gosto e ao bolso mesmo. E dá uma raiva danada quando a garrafa é filho único, o vinho era muito aguardado ou era a última bolacha do pacote. Você abre a garrafa e está bouchonée. Sinto muito, prezado leitor, você acaba de ser brindado com um vinho Tiririca, vai piorar muito ainda…
Macho porque nao foi a escola,um cabra que quase rebentou as urnas em sao paulo,nao consegue se quer assinar o nome isto é muito feio.Com essa sabedoria estampada no seu celebro,como põde deixar de ir a escola.Hoje esta colhendo o que deixou de fazer quando jovem,ou voce diz que foi falta de oportunidade.Deveria pelo menos escrever o seu proprio nome.Como quer assumir um cargo tao importante como esse se nao sabe se quer fazer uma assinatura..
Os letrados são os mais propensos à corrupção, voces esquecem que tivemos um presidente que tinha formação a nivel superior, e vimos o que ele fez, só não foi punido, porque era apoiado pela midia e pelos grandes empresarios nacionais e estrangeiros, a privataria das empresas estatais é um bom exemplo da corrupção que houve no governo dele, a vale do rio doce valia 30 bilhões, e o fhc entregou por apenas 3 bilhões, o mesmo aconteceu com a telefonia e distribuidoras de eletricidade, e o pior disso tudo é onde foi parar esse dinheiro, a divida externa não foi paga, não houve investimento algum em infraestrutura, as estradas, praticamente inexistia, a educação, saude e segurança sucateadas, o apagão eletrico causou enorme prejuizo de bilhões de dolares ao Brasil, e a pergunta é, onde foram parar o dinheiro do entreguismo das empresas estatais, ele não era o mais bem preparado intelectualmente, a corrupção corria solta em seu governo, e a policia federal era proibida de trabalhar, afim não prender a quadrilha de poderosos que existia dentro e fora do governo, o oitavo homem mais rico do mundo, ficou muito rico com as privatarias do governo fhc, o governo paulista do psdb, segue o mesmo caminho, entrega tudo, praticamente todas as estradas são pedagiada, as empresas que exploram ganha milhares de reais por dia, imagine o quanto não ganha por mes, e a população não tem escapatoria, em outros paises, existem as auto-estradas que são pedagiadas, paralela as estradas sem pedagios, lá o cidadão é que escolhe, aqui não há opção, isso é um ato criminoso, pois já pagamos pelo uso das ruas e estradas quando fazemos o enplacamento do veiculo, e anualmente quando fazemos a renovação, estamos sendo assaltados duas vezes, e não temos a quem apelar, porque a propria justiça é omissa, cega, muda e surda.
O que estou tentando , passar é que não devemos tomar com brincadeiras , quando questionados a respeito da informação .
e sim pensar de forma consequente , evitar deformações nos resultados .
e colocar o nossa intenção de forma real .
POLITICOS DO BRASIL VENHA TIRAR SEU DIPLOMA UNIVERSITARIO EM 3 MESES VALIDO EM TODO TERRITORIO NACIONAL .
MAIS INFORMAÇAO [email protected].
QUEM VOTOU NO TIRIRICA TEM TITICA DE GALINHA NA CABEÇA .
PAFRA LEO , MAS QUEM FALOU QUE O TIRIRICA É HONESTO?????
ME FAZ RIR ASSIM MEU AMIGO, O TIRIRICA É UM TREMENDO CARA D E PAU.
DEVEMOS VOTAR NAQUELES CANDIDADOS Q EXPRESSA PREOCUPAÇAO COM A SOCIEDADE, E QUE TENHA VOCAÇAO PARA TRABALHAR EM PROL DA SOCIEDADE , E NO BRASIL TEM MUITA GENTE ASSIM SABE Q QUER AJUDAR AS PESSOAS , O POLITICO TEM Q TER O DOM DE SE DOAR, DEVEMOS ANALISAR O ENVOLVIMENTO DO POLITICO COM A SOCIEDADE E DEPOIS SIM VOTA , AQUELE Q NUNCA FEZ NADA PARA SOCIENDADE E NUNCA SE DOOU MESMO Q UM POUQUINHO DO SUA VIDA PARA AJUDAR O PROXIMO NAO VAI SER UM BOM POLITICO .
Nao sei porque tao reclamando, ja temos um presidente analfabeto eleito e ele nao fez feio la fora nao.
Não sou contra o TIRIRICA ser eleito não, ele é só o palhaço que realmente vestil a fantasia.
Porque os outros se escondem atráz de Ternos para fazerem as suas palhaçadas no Congresso Nacional, enquanto a nação chora e morre de fome.
Quer ver o Salário Minimo alavancar?
Coloquem o salario Minimo para os Políticos. Ai eu quero ver se ele sobe ou não, ou se vai ter tantos candidatos assim.
É o que eu penso dos atuais políticos do nosso pais
É mas do irmão do Genuino ninguém fala.
Foi eleito e ninguém lembra do dinheiro na cuéca.
Ninguém sabe de quem é o dinheiro nem de onde vei nem nada.
Será que i TIRIRICA é analfabeto e o irmão do Genuino era mudo e não falou nada da grana???????????
Povo PODRE.
COMO UMA PESSOA QUE TEM POUCA INSTRUÇÃO PODE SER TÃO FALADA E A LADROAGEM CONTINUA ELEITA.
SE CONTINUAR ASSIM NO BRASIL SÓ PODERÃO SER ELEITOS CANDIDATOS COM CONDENAÇÃO(MAS SOLTOS, CLARO)