Sabe como degustar vinho ao estilo chinês novo-rico e sem tradição na bebida? Despeje em uma taça, em partes iguais, um tanto de vinho tinto e outro bocado de Coca-Cola. Balance o copo a fim de mesclar bem os dois líquidos. Pronto, a desgraça está feita. O problema agora é beber a coisa… O Blog do Vinho fez a experiência: o relato está no final deste post.
Para ser justo, é bom avisar que não se trata de uma invenção (ou inversão) chinesa. A mistura com vinho mais barato é até comum ao redor do mundo – no sul do Brasil é conhecido como Pé Sujo e Porta Aberta e consumido entre a garotada – a que tudo se perdoa pela inexperiência. No vizinho Chile é chamado de Jote. Em Moçambique é chamado de Catemba. Na Espanha a bebida ganha o nome de Calimocho ou Rioja Libre (adaptação de Cuba Libre) e em países do leste europeu de Bambu.
Mas uma coisa é mesclar tinto de garrafão ou de qualidade duvidosa com refrigerante. O objetivo é obter uma bebida alcoólica barata, bem doce e um pouco refrescante. E que nada lembra a sofisticação ou a finesse de um vinho. Já conspurcar um vinho como um Mouton Rotschild, Margoux, Petrus e similares com Coca-Cola muda um pouco o cenário. A celebrada crítica inglesa Jancis Robinson em entrevista à CNN comentou o hábito deste novo consumidor novo-rico quando esteve na China: “Soube que pessoas de muito dinheiro aqui compram rótulos franceses muito caros, mas não gostam do sabor da bebida, então eles misturam um pouco de Coca-Cola ou Sprite. Esta não é a maneira mais adequada de se apreciar um vinho”, lamentou.
O empresário José Manuel Rodrigues Berardo, um dos dez homens mais ricos de Portugal e proprietário da vinícola Quinta da Bacalhôa, em recente visita ao Brasil contou a mesma história a este Blog. A China é hoje o principal mercado para os vinhos produzidos por Berardo. O Brasil já foi seu primeiro mercado, perdido primeiro por Moçambique a agora ultrapassado pela China. Mas parte dos tintos que comercializa lá é consumido em uma rede de karaokês com Coca-Cola, para consternação de Berardo. Outro lusitano produtor de caldos finos de sucesso entre público e critica, Luis Pato, também já havia feito relatos sobre a mescla de refrigerante e parte de seus rótulos negociados no oriente.
Aqui vale um parênteses. É claro que há um mercado sofisticado na China que sabe apreciar um bom tinto, branco e espumante. Enormes feiras de vinho acontecem no pais, como a VinExpo China. A China é o oitavo maior consumidor de vinho do mundo e deve saltar para a sétima posição em 2013 quando se espera que sejam abertas a bagatela de 1,26 bilhão de garrafas de vinho. Mas o tamanho do mercado e a volúpia do novo dinheiro gera este tipo de excentricidade. O consumidor chinês que ainda está se educando na bebida tem o fetiche pelo rótulo sofisticado, mas o paladar ainda é infantil e doce. Parte-se para a solução mais prática: e dá-lhe Coca-Cola na taça!
Bebendo vinho e coca: uma experiência desagradável
Este Blog, na sua incansável missão de poupar o leitor das agruras deste mundo, resolveu conferir o que acontece quando se juntam em medidas iguais vinho tinto e refrigerante. A experiência foi registrada por uma câmara amadora, como prova de autenticidade (veja o vídeo abaixo). O resultado poderia ser resumido em uma frase: não façam isso em casa! Trata-se da maneira mais rápida de estragar um refrigerante e humilhar um vinho. A cor é de aperitivo do tipo Cynar, o aroma lembra de um bitter de quinta categoria ou de um chá com prazo de validade vencido, a boca confirma o desastre da alquimia dos inocentes (ou indecentes): uma bebida ligeiramente frisante, com a doçura exagerada do refrigerante em conflito com um amargor final que surge do confronto das duas bebidas, aquele chá velho vem para a boca também. Os aromas e sabores do vinho original – no caso um blend de cabernet sauvignon e carmenère da produtora chilena Viña Montes – são diluídos até o limite do extermínio. Não é vinho. Não é Coca-Cola. É um crime contra a dignidade das duas bebidas.
Leia mais
Hahahaha Sua cara “degustando” a bebida está ótima. Super descritiva….
Mas, a mistura de guaraná com vinho fica bemmmmm melhor. Já tentou?
Nossa é duro de acreditar que alguém estrague um vinho assim, ou goste desse `drink`.
Não vou experimentar:)
A para, larguem de frescura, essa mistura eh showww. muito boa mesmo.. alguem deveria produzir isto comercialmente..
Que horror…
Estou enojado, deviam mostrar a ele como isso é uma atitude imperdoável, eles nem devem imaginar o trabalho que se dá a arte de construir um vinho, deveriam explicar o que significa Terroir…
Imagina… Coca-Cola é puro açucar e possue Sal pra disfarçar… já pararam pra reparar o gosto de sal que existe na Coca?
Daqui a pouco vão existir mais obesos na china do que no mundo inteiro!
Baruki.
http://enoffillo.wordpress.com
Otimo comentario, acho porem que houve uma grande injustica ja no final da materia quando vc diz – duas bebidas, desde quando coca cola e uma be bebida….
Não é uma bebida??!!
Na cabeça do Cristiano deve ser um tipo de mineral…que comentário mais estúpido.
Bando de frescos, isso se chama Porta Aberta é muito bom.
cada um bebe o que quiser. o autor aí se acha…
Tem um ditado que reza o seguinte: “gosto é que nem c…, cada um tem o seu”.
Em que pese o gosto de vocês, tenho a dizer que sou apreciador de vinho e TAMBÉM DE VINHO COM COCA-COLA.
Com todo o respeito, cada bebida tem seu momento e digo que o vinho (principalmente um borbom, que não necessariamente tenha que ser dos melhores) com coca-cola é uma boa mistura sim SENHOR ESPECIALISTA.
A mistura lembra muito Keep Cooler e, não obstante o gosto afinado do especialista, tenho a dizer que a grande maioria das pessoas que a experimentam gostam efetivamente da mistura.
Certamente que nem todo mundo poderia gostar, assim como nem todo mundo gosta de vinho, portanto, vai aqui a dica, EXPERIMENTEM, pois você pode se apaixonar, isso é, se não tiver o gosto tão refinado quanto o especialista que, com um pé atrás, resolveu experimentar.
existe dignidade na coca-cola?????
Sim uma bebida o vinho e algo que não é uma bebida, alias o que será coca cola? uma mistura quimica? remédio? não sei mas bebida não é.