Estou preocupado com a sobrevivência dos enochatos. Baseado na declaração de todos os especialistas, revistas e colunas, os enochatos correm o risco de extinção. Todos são contra esta categoria de cidadão que procura girar sua taça, fungar profundo antes do primeiro gole e tascar uma declaração do tipo “café torrado, fumo de corda”, para incredulidade daqueles que o rodeiam. Tenho pena dos enochatos, ridicularizados, sempre citados como exemplo de como não se deve comportar um apreciador de vinho. Já reparou? Nunca ninguém é um enochato. Enochato são os outros.
Mas cá entre nós, o sujeito se esforça, faz todos os cursinhos da ABS, da Sbav, compra coleções, livros, acompanha as colunas de jornais e blogs (ei, você que está me lendo, se considera um enochato?), aguarda ansioso em casa pelos catálogos das importadoras e não pode nem se bacanear numa rodinha informal com a turma na firma? Imagine a cena. Estão todos ali tomando um Chablis, um vinho branco da Borgonha, que alguém trouxe para comemorar o bônus do final de ano e o enochato doido para demonstrar seu conhecimento. Dada hora, finalmente uma voz palpita: “Tem uma coisa que não consigo identificar aqui… um sabor…”. E nosso amigo prontamente esclarece: “É esta boca mineral, por conta do solo calcário da região de Chablis”. Todos às volta enfiam o nariz na taça, tomam um pequeno gole e a maioria aquiesce com a cabeça. É a glória do enochato. E não fez mal nenhum para ninguém. E teve até seu papel “educativo”. Junte-se a esta corrente do Blog do Vinho, colabore com nossa campanha, preserve os enochatos!
Publicado originalmente em 2008
Até que enfim!!! Faltava isto no site de veja. adorei! iniciei um curso básico e estou em busca de conhecimentos e de boas dicas. parabéns.
Gerosa,Parabéns pelo novo projeto e concordo contigo: Salvemos os enochatos. Abraço, Shirley Legnani.
Parabéns. Gostei demais.
Mas os enochatos estão mesmo em extinção?Gerosa, um gentleman, faz aqui uma brincadeira. Ele também não gosta de enochatos. Ninguém gosta! O fato é que alguém que não entende nada de vinhos e por isso não consegue descobrir um ou outro aroma mais delicado daquela maravilhosa taça de Sauvignon Blanc muito mineral, com frutas brancas, maracujá e com forte influência da brisa do mar, etc, sai por aí rotulando todos que fazem mais do que beber o vinho. Tudo é prazer. Aliás, se olhar bem, cheirar antes e só depois beber é coisa de chato, cachorro é o quê, então?Que salvem, parafraseando Gerosa, os enochatos, mais “eno” que chatos!
Gerosa, já estava mais do que na hora desse blog chegar ao mercado, safra 2008, pronto para ser degustado. Parabéns, sucesso e salve os enochatos e seus 15 segundos de fama!Abração da Silvia e do Cristiano
Parabéns pelo blog! Sou um enochato assumido, mas intimidado pelas ‘forças contrárias’ a quem curte um vinho e procura aprender um pouco mais a cada gole.
Para mim,há dois tipos de vinho: os que eu gosto (e aprecio) e os que não gosto.
Muito bom o blog!Parabens. Rodney
Pena nao terem incluido nessa avaliacao o otimo espumante Brut Rose Adolfo Lona, M[etodo Charmat. Gostaria de saber em que lugar ele ficaria nessa lista…
Beto, parabéns pelo blog! Muito boa essa iniciativa. Nossas mentes ficarão mais desarrolhadas e passarão a compartilhar contigo todo o requinte e beleza do enigmático mundo do vinho — tão saboroso quanto complexo. Brindemos!