Estou preocupado com a sobrevivência dos enochatos. Baseado na declaração de todos os especialistas, revistas e colunas, os enochatos correm o risco de extinção. Todos são contra esta categoria de cidadão que procura girar sua taça, fungar profundo antes do primeiro gole e tascar uma declaração do tipo “café torrado, fumo de corda”, para incredulidade daqueles que o rodeiam. Tenho pena dos enochatos, ridicularizados, sempre citados como exemplo de como não se deve comportar um apreciador de vinho. Já reparou? Nunca ninguém é um enochato. Enochato são os outros.
Mas cá entre nós, o sujeito se esforça, faz todos os cursinhos da ABS, da Sbav, compra coleções, livros, acompanha as colunas de jornais e blogs (ei, você que está me lendo, se considera um enochato?), aguarda ansioso em casa pelos catálogos das importadoras e não pode nem se bacanear numa rodinha informal com a turma na firma? Imagine a cena. Estão todos ali tomando um Chablis, um vinho branco da Borgonha, que alguém trouxe para comemorar o bônus do final de ano e o enochato doido para demonstrar seu conhecimento. Dada hora, finalmente uma voz palpita: “Tem uma coisa que não consigo identificar aqui… um sabor…”. E nosso amigo prontamente esclarece: “É esta boca mineral, por conta do solo calcário da região de Chablis”. Todos às volta enfiam o nariz na taça, tomam um pequeno gole e a maioria aquiesce com a cabeça. É a glória do enochato. E não fez mal nenhum para ninguém. E teve até seu papel “educativo”. Junte-se a esta corrente do Blog do Vinho, colabore com nossa campanha, preserve os enochatos!
Publicado originalmente em 2008
Enochatos uni-vos!
Pai, parabéns pelo seu blog.Ficou muito bom, e acho que ainda ficará melhor.Beijos de seu filho Lucas.
É VERDADE TEMOS QUE PRESERVAR ESSE TIPO,SE NÃO PERDE A GRAÇA ,E DE QUEM VAMOS FALAR
legal, muito bom!!
Na ultima coluna de vinhos, a marca de um vinho chileno aparece como “Coño Sur”, o que esta incorreto. O nome correto é “Cono Sur”.Coño é um termo grosseiro e vulgar para denominar “vagina” em espanhol.
Resposta do Blog do Vinho: A leitora tem toda razão. Arrumado.
Adorei o blog, assim vou poder compartinhar com vcs o meu convívio com um enochato que tenho em minha família.Parabéns!!!!!
Muito interessandte o ângulo pelo qual se examinou a figura do enochato. Ele evidentemente é um apaixonado e um chato como todo apaixonado que só consegue ver a sua frente o objeto de sua paixão.Destarte, um brinde aos apaixonados e salve os enochatos.
Eu sou uma enochatinha. Vários dos meus amigos também o são.Meu marido é também. E eu adoooooro.
Gente enochatos e enobobos são a categoria de bebedores mais ridiculas que ja surgiu no mundo etilico ultimamente ouvir pérolas como :”Percebo frutas vermelhas maduras dos bosques da Bavária com um toque de grafite e pêlo de husky siberiano” é de dar xulé em pé de mesa Não troco vinho nenhum por um bom : JOHNNY WALKER BLACK LABEL com gelo e um pouco de agua mineral…..um MOJITO feito na hora com bastante hortelã e BACARDI ou uma boa cerveja BRAHMA estúpidamente gelada [ mesmo que alguns digam que não ?] num copo limpinho e bem transparente… Enochatos e enobobos por favor : Menos ……..bem menos !!!
Aproveitando o trocadilho ridículo: Generosa aproveita o nome que Deus lhe deu, deixe seu endereço aqui, que nós mandamos todos enonchatos para a sua casa pra você se deliciar e ficar curtindo com eles.