“Para que descrever com palavras o que não são palavras?”
Amos Oz, em Rimas da Vida e da Morte
Quem já participou de uma dessas degustações conduzidas por um especialista ou acompanha as resenhas dos críticos mais badalados na imprensa especializada já deve ter topado com uma descrição mais ou menos como a que segue sobre as sensações aromáticas proporcionadas por um determinado vinho:
“O bouquet é amplo. Varia entre a compota de damasco, o caramelo na manteiga com sal, o mel, a casca de laranja cristalizada, o fumo de cachimbo e a infusão de camomila”
(Descrição do sommelier Enrico Bernardo sobre o Tokaji Aszú 6 Puttonyos István Szepsy, 1995)
Impressiona, tem sua beleza, mas também desanima, né? Repare que o caramelo é na manteiga com sal, sem sal não vale! Agora, imagine que você esteja acompanhando ao vivo a situação acima. Ouve o sujeito a sua frente descobrir uma nova camada de aroma a cada fungada. Aí você afunda o nariz no mesmíssimo vinho em sua taça e não alcança qualquer um desses perfumes, ou pior, sugestionado pela oratória do sommelier acaba encontrando afinal um pouco de mel – talvez a única referência mais próxima do seu mundo.
Na sequência, você olha para o lado e, aliviado, percebe que seu vizinho também está farejando a bebida como um cão e dá de ombros incrédulo com a própria incapacidade olfativa.
– Você sentiu alguma coisa parecida? – vocês se indagam.
Não, provavelmente não.
O que significa isso, afinal? O sommelier é um prestidigitador barato ou você é um inalador incompetente? Calma! Nem uma coisa nem outra. Os aromas dos vinhos, assim como a crase na língua portuguesa, não estão aí para humilhar ninguém. Eles existem e – isso é importante – não são afetação de enófilo metido a besta e sim sinônimo de qualidade do vinho. OK, às vezes este povo exagera, e mente um pouquinho, mas é a parte mais lúdica de uma degustação. Associar os possíveis aromas de um vinho a um repertório pessoal e tentar identificá-los e descrevê-los é parte do desafio. E da diversão.
Quer reconhecer os aromas? Vá lamber sabão, pedra…
Se o teu negócio é só beber e ainda precisa se convencer da importância do aromas, e da diferença que eles fazem ao vinho, faça uma experiência muito simples. Tome um gole de um vinho. Agora repita a operação tampando o nariz. Sentiu? Sentiu o quê? Quase nada, né? É a prova dos noves da ligação daquilo que se cheira com aquilo que se come, do olfato ao paladar.
Mas não fique desesperado se você não sentir muita coisa nas primeiras vezes que meter o nariz no copo, e não recitar um poema de aromas como no exemplo acima. O reconhecimento tem a ver com memória, experiência pessoal e treino, muito treino. Se você é do tipo que nunca passou perto de uma horta, não manuseia temperos e desvia da cozinha fica difícil identificar aqueles aromas de pimenta-do-reino e especiarias que geralmente aparecem nos vinhos elaborados com a uva shiraz, por exemplo. Em qualquer situação, vinho e comida sempre se encontram… Se teu conhecimento de flores vem do papel de parede do computador também fica complicado reconhecer uma violeta em um tinto português de touriga nacional ou em um malbec argentino de boa extração. E por aí vai.
Alguns descritivos estão intimamente ligados à região onde os vinhos são produzidos. É sempre bom manter no horizonte que uva – a matéria-prima principal do vinho – é um produto agrícola, que tem suas raízes, literalmente, ligadas à mamãe natureza. Mas se você, assim como eu, é um espécime do asfalto, faltam sim algumas referências que serão adquiridas com o tempo. Aliás, se surge aquele tutti-fruti na sua taça que te remete ao chiclete da infância, qual o problema? É a sua régua. Cada um tem a Madeleine que lhe cabe… e nem todo mundo tem vocação para ser Proust (o escritor) na vida
Mas o que são esses aromas, afinal? É química, estúpido!
Os seres humanos, bebedores ou não de vinho, são capazes de identificar cerca de 10.000 diferentes tipos de aromas. Detalhe, as mulheres, comprovadamente, são melhores nisso. Até o momento já foram registrados pelos cientistas cerca de 1.000 componentes aromáticos nas uvas e vinhos. E você aí nem para descobrir aquela cereja berrando no pinot noir, hein?
Mas vamos deixar claro uma coisa. Vinho não é vitamina de padaria, só tem uma fruta lá dentro, a uva. Outra coisa, as rosas plantadas próximo a alguns vinhedos não transferem o seu perfume ao vinho. Elas estão ali para alertar o vinhateiro do perigo iminente de uma praga, pois são mais frágeis que as parreiras. O perfume das rosas chegam de outra maneira. E também ninguém joga café, mel ou frutas brancas e vermelhas no mosto na hora da fermentação.
Aquela amora, o café, as flores, o mel, enfim, os descritivos aromáticos, são resultado de vários fatores desde propriedades químicas da uva até a própria elaboração do vinho – vinificação, leveduras utilizadas, métodos de envelhecimento – e variam de percepção de pessoa para pessoa.
Quando você inala os aromas de um vinho você está de fato em contato com uma série de substâncias voláteis que flutuam no espaço vazio da taça – por isso que balançamos a taça, para que estas substâncias se misturem ao oxigênio, revelem sua grandeza e se modifiquem.
O que se percebe no nariz, seja qual for a origem, são moléculas aromáticas, a exemplo do linalol, do nerol e do limoneno, encontrados também em frutas e flores e chamados de aromas livres pela química. São compostos com nomes estranhos que vamos citar só para justificar a pesquisa: terpênicos, ésteres, fenóis voláteis, alcoóis, aldeídos e acetonas, acetatos, lactonas, hidrogenados, sulfurados, etc. Um pinot noir é geralmente associado ao aroma da cereja, mas você pode comentar que percebeu um 4-etoxicarbonil-y-butirolactona na sua taça, se preferir. Outros exemplos dos compostos químicos presentes nos vinhos e os aromas que entregam:
Ésteres: octanoato de etilio. Aromas: abacaxi, peras.
Composto terpênico: Limonemo e citral. Aromas: casca do limão, lima, laranja.
Alcoóis: álcool feneletílico. Aromas: rosas e mel.
Ácidos: ácido acético. Aromas: vinagre.
Lactonas: sotolon. Aroma: frutos secos.
Fenóis voláteis: 4-metil-2-metoxifenol. Aroma: fumo.
A coisa pode perder ainda mais a poesia. O composto sulfurado p-mentha-8-thiol-3-one, encontrado em alguns brancos da uva sauvignon blanc da região francesa do Loire, também é observado na urina do gato. Portanto, em grandes concentrações, o tal xixi de bichano é de fato um aroma presente neste branco, e, creia, sinal de qualidade da bebida!
Outras aromas se originam das leveduras utilizadas na fermentação. Ao transformar açúcar em álcool elas criam dezenas de compostos químicos aromáticos, como frutas tropicais, pão torrado e ainda produzem fenóis voláteis que lembram aromas de terra, apesar de não ser originários do solo.
Os aromas, indicam estudos recentes, não vêm somente da natureza, também são produto da ação do homem, resultado de gerações de vinicultores que adaptaram seus vinhedos e ajustaram a fermentação até atingir o máximo que o vinho podia proporcionar.
Para fazer bonito entre os amigos
Desde 1990, quando a doutora Ann C. Noble, do departamento de enologia da Universidade de Davis, na Califórnia, criou a chamada roda dos aromas (veja um exemplo aqui), o tema virou mania. Trata-se de um dispositivo com três discos com cerca de 120 descrições aromáticas para tintos e brancos. No centro estão as classificações mais genéricas (frutados, por exemplo), nas rodas seguintes os termos se tornam mais específicos (amoras, morangos). A ideia é fazer a combinação entre eles girando os discos.
Este blog, cumprindo sua missão de servir o leitor, vai dar uma mão para quem está decidido a reconhecer os perfumes do vinho. São informações sobre a classificação dos aromas dos vinhos por grupos, tipo e uva, e servem mais como referência do que como guia. Estas listas são compiladas, catalogadas e discutidas por especialistas em livros e enciclopédias e um certo consenso entre enófilos e curiosos de todo o mundo.
A classificação
Os compostos aromáticos são divididos em três grupos:
Primário (ou varietal) – vem da própria uva e lembra frutas frescas e maduras, flores, vegetais e minerais.
Secundário – resultado do processo de fermentação, vinificação, não são originários da uva, são aromas de madeira, leveduras.
Terciário (ou bouquet) – é a sensação olfativa que o vinho desenvolve depois de engarrafado e envelhecido por vários anos.
Entenda o seu crítico, quando ele diz que sente aromas…
Frutados – Cassis, cerejas, ameixas, goiaba, framboesa, groselha (vermelhas, nos vinhos tintos); pêssegos, abacaxi, maracujá, melão, pêssego (brancas e amarelas, nos vinhos brancos).
Florais – Rosas, violetas, jasmins, acácias, tília, etc.
Especiarias e condimentados – Pimenta, pimenta-do-reino, cravo, canela, alcaçuz, noz-moscada, etc.
Animais – Caça, carne, pelo molhado, couro, etc.
Vegetais e herbáceos – Palha, grama, feno, cana-de-açúcar, cogumelos, chá, fumo, pimentão, etc.
Minerais – Petróleo, terra, pedra de isqueiro, etc.
Químicos – Fermento de pão, enxofre, removedor de esmalte, etc.
Queimados (ou empireumáticos) – Alcatrão, tostado, defumado, caramelo, café torrado, piche, etc
Amadeirado – Carvalho, baunilha, cedro, eucalipto, etc
Outros aromas– chocolate, mel, caixa de charutos, suor, xixi de gato etc
Os aromas mais comuns nos vinhos brancos
(Advertência: vê lá, você não vai sentir este arco-íris de aromas em todos os vinhos de cada uva abaixo, tratam-se apenas de algumas características que podem ou não aparecer na sua próxima fungada)
Sauvignon blanc – frutas frescas, cítricas, pêssego, manjericão, tomilho, pimentão verde, eucalipto, hortelã, maracujá, pedra de isqueiro (fumé) e xixi de gato no Loire. Toques agradáveis herbáceos e vegetais (grama), dependendo do vinicultor.
Chardonnay – sem madeira é mais mineral, frutos brancos como pera, melão branco, cítrico e frutas tropicais como o abacaxi, mamão, goiaba e banana Depois de estágio em barrica, doce de pêssego, manteiga, torrada, brioche, avelã e evoluído perfumes de acácia.
Riesling – cítricos como lima, lichia, tangerina.
e notas de petróleo, resina, quando evoluído
Chenin blanc – maças verdes, damascos, mel, nozes e avelãs.
Viognier – violeta e banana, se muito intenso damasco.
Gewurztraminer – tem uma fragrância fascinante, lichia, pétala de rosa, damasco, pera e uma especiaria parecida com cravo-da-índia (gewurz é especiaria, em alemão).
Moscatel – aromas doces da própria uva, o que é raro em varietais.
Sémillon – cítricos, grama, mel e torradas.
Os aromas mais encontrados nos vinhos tintos
(Vale o mesmo conselho de cima, não é por que está listado aqui que vai aparecer na sua próxima taça.)
Cabernet sauvignon – frutas vermelhas e especiarias como baunilha, alcaçuz; pimentão em conserva. Evoluído passa para as trufas negras, frutas vermelhas em compota, café, chocolate geleia e tabaco. No chile tem uma característica mais amentolada e às vezes uma goiaba pronunciada.
Merlot – frutas vermelhas escuras (amoras e ameixas pretas), chocolate se passar por madeira
Pinot noir – cereja vermelha ou preta, ameixa, amora silvestre, framboesa, rosas secas e pimenta-do-reino quando jovem e cogumelo, bosque e geleia e alguma torrefação quando evoluído
Syrah – azeitona preta, pimenta-do-reino, amora preta, cereja preta, ameixa, pimenta do reino, cravo e canela, violetas, chocolate amargo, alcatrão e alcaçuz.
Grenache – geleia, ameixa, frutas vermelhas, louro, na maturidade especiarias e ervas secas.
Gammay – morango, framboesa.
Nebiollo – groselha preta e amora silvestre, toques florais de violeta e pétalas de rosa, ameixas secas, trufas brancas, especiarias, couro, cogumelos, terra molhada, adega úmida (aqui só para entendidos…).
Malbec – aromas típicos de frutas pretas, cereja madura, anis, frutas vermelhas, floral puxado para a violeta
Tempranillo – frutados vermelhos simples – morango, cereja ou framboesa. Nos exemplares envelhecidos, os mais comuns, notam-se aromas de figo, de geleias de frutas e envolventes traços de torrefação e muita madeira.
Sangiovese – cereja amarga, especiarias, tabaco e ervas.
Algumas dicas de onde estão os aromas para começar a brincadeira sem errar
Nos brancos: flores brancas e amarelas ou frutas brancas e amarelas: maça, pera, abacaxi, pêssego, maracujá, lírio, jasmim etc.
Nos tintos: flores ou frutas vermelhas. Rosa violeta, morango, cereja, framboesa, amora, groselha, cassis.
Vinhos jovens: flores e frutas frescas ou vegetais que evoluem com o envelhecimento para os aromas de frutas maduras, secas ou geleia.
Vinhos mais envelhecidos: aromas animais ou de decomposição.
O envelhecimento em barricas de carvalho também agregam aromas ao vinho. São eles:
Barrica Européia (francesa) – coco, nozes, cravo, pimenta preta.
Barrica Americana – baunilha, noz-moscada, castanha, coco, cedro, frutas secas.
Tipo de tostagem
Leve – mel, chocolate branco, serragem.
Média – amêndoas tostadas, caramelo, chocolate. Tabaco, café expresso e tostado.
Forte – fumo, pão tostado, grafite, chocolate preto, fumo.
Isso lhe cheira bem?
Se devidamente treinados, nossos receptores e o bulbo olfativo – áreas onde as sensações são registradas e decodificadas – permitem identificar, além dos aromas, as principais características de um vinho, como a variedade da uva, o terroir (de onde ele vem), o estágio de evolução da bebida e até dão pistas de sua safra.
Parece muito complicado? É um pouco, já escrevi aqui que vinho não é exatamente um tema simples. Para beber ninguém precisa aprender nada. Basta virar a taça. Para conhecer, e tirar mais prazer da bebida, é preciso se dedicar um pouco e observar com mais atenção o que vem da garrafa. O tema aromas entra um pouco nesta nebulosa área que tanto apaixona quem descobre seus mistérios como afasta quem enxerga neste jogo uma complicação desnecessária.
Estou no primeiro time. Mas para mim, muitas vezes, basta reconhecer que o pinot noir na minha taça tem aroma de pinot noir, ou seja, me remete a outros pinot noir que já provei e me agradam. Eu não tenho vocação para arqueólogo de aromas, uma espécie de Indiana Jones do vinho em busca camada aromática perdida. O cheiro é parte do prazer. E vinho é um perfume para ser bebido.
Publicado originalmente em junho de 2011
Gerosa,
Conforme pedi, em meu recado no seu post anterior, este seu relato sanou muitas das minhas dúvidas. Mas, o mais bacana, foi o seu exemplo dos dois camaradas tentando buscar referências na desgutação conduzida…. rs
As vezes me sinto desta mesma forma, e me surpreendo e fico muito feliz quando, ao menos, consigo sentir alguns aromas primários (ex. sinto frutas negras, mas não consigo ir tão fundo e identificar quais são as frutas). Mas tenho noção que somente o tempo, o treino e o estudo me ajudarão a alcançar este objetivo.
Obrigada, mais uma vez, pelas lições e orientação!
Um abraço.
Maravilha de artigo! Tanto pelas informações como, principalmente, pelo ótimo humor. Aliás, tanto pelo humor intencionado como por aquele causado pela digitação errada: “pimentões em conversa”… será este mais um odor “maluco” dos degustadores?
Qua Qua Qua!
Parabéns!
Pena, agora a piada será corrigida. Obrigado pela mensagem, abraços
Beto Gerosa
Parabéns. Claro, direto e muito ilustrativo.
Eu percebo a relação cheiro e sabor quando tomo meus vinhos. Chego a identificar alguma coisa, porém o que vale é o prazer inigualável de tomar um bom vinho cujo conjunto deixa sempre boas recordações, como por exemplo o Cabernet Sauvignon da Concha Y Toro 2008. Até hoje não encontrei um igual, com uma gama tão completa de sabor e aromas.
Antes que me vá, existe algum outro Proust além do escritor?
Corrigindo, gama não; conjunto tão equilibrado de sabores e aromas…
Sinceramente, acho isso tudo um exagero, uma enoboiolagem, porra, vinho tem aromas 1os,2os e 3os, o resto é viagem de cada um. A menos que se tome um ácido antes de cada degustação, aí sim sentirei os aromas mais bizarros do mundo, tipo amplo bouquet formado por aromas provenientes de calcinha mal lavada, queijo de leite de antílope, gordura fresca dos macacos verdes africanos, sementes de planta carnívora, trufas azedas das montanhas do himalaia.
É isso aí, só porque um vinho é bem caro não vai deixar de ter gosto de uva e álcool.
Será que existe algum vinho industrializado que tenha, aroma de uva, sabor de uva e gosto de uva, já comprei diversos vinhos que variaram de R$ 15,00 á R$ 130,00 e nenhum deles foi tão bom quanto um que tomei em Coritiba feito no fundo do quintal da casa de um Sr. de 80 anos, parecia que eu estava chupando um cacho de uvas, aposto que se um destes especialistas provassem deste vinho iriam achar ele orroroso, pois este tem gosto de uva..
Abraço a todos
Muito pelo contrário, vinhos com sabor e/ou cheiro marcante de suas uvas originais são os mais praseirosos de se beber, e antes que alguem diga que são apenas os doces que tem isso, ja provei vários portugueses secos com essa caracteristica. O que se discute aqui são os matizes diferenciadores, são variações entorno do tema central, a uva de que é feito o vinho.
Por exemplo, no vinho em meu comentário, o sbor da uva estava lá, o cheiro também, mas os matizes variavam amplamente a cada ida ao copo, uma vez melhor que a outra em função daquilo que se ia ingerindo em paralelo. As combinações de sabor e odor foram perfeitas e tornaram o jantar em questão inesquecível.
Roberto,
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Pela minha experiência, identifico diferenças gritantes em vinhos de mesma uva mas diferentes geografias.
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A Syrah que descreve no post me fala muito do vinho do Rhone. Num Syrah australiano sinto a groselha recorrentemente (minha mulher fala em Fenergan).
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Provei dois Cabernet Francs varietais do Oregon. Ambos com aroma marcante de violeta, algo parecido com um touriga nacional. Aroma que não encontro claramente nos CF da margem direita de Bordeaux
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Um Malbec argentino nem lembra um de Cahors. Parecem bebidas completamente distintas
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O Merlot brasilieiro, com seu aroma animal, também não me parece em nada com as frutas que sinto nos Merlots de Bordeaux.
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O Pinot chileno/Casablanca tem aroma de goiaba ou goiabada (também sinto goiaba nos da Patagonia). Nunca senti isto em vinhos da Borgonha.
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Enfim, adorei toda a informação e fluidez do texto (com duplo sentido, por favor). Mas não acho que consigamos falar de uma uva sem dizer de onde ela vem. Exceções para os Cabernet Sauvignon e Chardonnay no novo mundo. São vinhos mais parecidos, principalmente os amadeirados.
Comentário extremamente elucidativo á respeito do aroma do vinho,assunto raro até em revistas especializadas do ramo.Parabéns ao blogueiro pelas preciosas informações,pois neste universo tão amplo,quanto mais aprendademos,mais podemos apreciar um bom vinho.
ÁLCOOL…. UVA…. talvez algo do barril de carvalho onde ficou . Pronto.Talvez um gosto “marrento” que lembre quando se come caqui verde.
Manteiga ? absurdo. Vinho não é derivado de leite. Cereja ? Neca.
Tudoiexcesso de imaginação olfativa , além de pura frescura elitista e esnobe…
Adorei a forma fácil e descontraída com que informa as peculiaridades das uvas e os aromas às vezes estonteantes que surgem.
Ao menos os amantes de vinho e iniciantes , como eu, podem entender um pouco mais do que vemos nas confrarias.
Assim como é preciso amar as palavras e a vida para se fazer um bonito poema, precisa-se amar o vinho e sua história para se descobrir enólogo.
Foi um prazer!
E um absurdo fazer de um prazer de tomar uma taca de vinho uma em palhacada que naum leva a nada…………. a obrigacao do vinho deste os tempo foi uma so ! unir, despertar paixoes dar alegria .e fim . fazer disso essa palhacada de intelectual com cheiro disso ou daquilo e muita falta do que fazer ……….