Os vinhos com borbulhas são um tema recorrente neste blog. Para mim, é uma bebida de largada e de chegada. E muitas vezes aguenta o vôo solo numa boa. Eu costumo sempre iniciar os trabalhos com algum espumante na taça. Às vezes, continuo em sua companhia por toda refeição, bate-papo, seja lá o motivo da reunião. E feliz da vida.
E o espumante… é coisa nossa!
O Brasil, já se disse aqui também, tem uma ampla oferta de vinhos com bolinhas muito bem elaborados no sul do país. Vem lá da região da Serra Gaúcha duas garrafas provadas recentemente. O Perine Nature e o .Nero. Duas propostas diversas, o primeiro mais exclusivo, de baixa produção, e o segundo para toda hora. Dois acertos que agradam e convencem na taça, que é a prova dos noves.
Perine Nature – trata-se de uma edição limitada, somente 1.000 garrafas foram elaboradas, e um primeiro lote de 500 garrafas trabalhadas no mercado. O vinho é elaborado pelo método champenoise, ou tradicional, aquele originado em Champagne, na França, onde a segunda fermentação se dá na garrafa, o que geralmente entrega ao vinho mais personalidade. As uvas usadas seguem a tradição francesa, chardonnay e pinot noir. A diferença aqui é a natureza de estilo do espumante, com um mínimo de açúcar residual (2 gramas por litro), o que se traduz no nome “nature”.
Explica-se: após a finalização da segunda fermentação do vinho-base é adicionado um xarope conhecido como licor de expedição, que vai regular o teor de açúcar do espumante. Nos espumantes nature este licor não entra de bicão na garrafa. Ou seja, o vinho-base, e uvas que são sua origem, precisa realmente ser muito bom para um produtor arriscar a dispensar o xarope na fórmula final. O que se busca, na verdade, é um outro perfil de espumante.
(Pausa para interromper o texto e explicar o teor de açúcar dos espumantes com uma tabelinha didática)
Os espumantes são classificados conforme
a concentração de açúcar por litro.
Nature (zero dosage): até 3 gramas por litro
Extrabrut: até 6 gramas por litro
Brut: menos de 15 gramas por litro
Sec: entre 17 e 35 gramas por litro
Demi-sec: entre 33 e 50 gramas por litro
Doux: acima de 50 gramas por litro
O Nature da Perini tem uma coloração mais para o dourado, bem vibrante, e cremosidade média. O aroma não estava tão aberto, mas tinha um toque de frutas secas interessante. A boca é seu pulo-do-gato. As borbulhas parecem estampidos secos que não terminam naquela sensação docinha no final, o que às vezes acontece com os espumantes com maior grau de açúcar. Uma comparação possível, que me agrada, é a imagem do café sem açúcar, onde a pureza, e a força, predominam. No site da Vinícola Perini sai por 66 reais. Não provei com comida, mas sim à capela, como deve ser com os espumantes com mais personalidade.
(Pausa para furar o bloqueio nacionalista e indicar um “nature” de Champagne, na França)
Ayala Brut Nature Zéro Dosage NM – este é um raros exemplares produzidos em Champagne e importado ao Brasil. Bastante seco, como sugere sua elaboração, é uma bebida rica e concentrada, champanhe de macho, preço de champanhe (R$ 275,00, na Mistral)
.Nero Brut (leia-se Ponto Nero) – Aqui a proposta é outra. A Vinícola Domno, uma subsidiária da Casa Valduga criada em agosto de 2008, lançou esta linha com vocação de bebida mais descontraída, para o dia-a-dia. Elaborado com as uvas chardonnay (60%), pinot noir (30%) e riesling (10%) tem 12 gramas de açúcar por litro. O espumante toma sua forma pelo método charmat, segunda fermentação em tanques, em que as leveduras ficam em contato com o vinho por seis meses. O resultado é mais desencanado, o frescor e a acidez se equilibram na boca com bolhinhas não muito numerosas mas eficientes.
O design do rótulo, negro, um tanto misterioso, contrasta com a bebida mais delicada e de cor mais translúcida. O efeito visual é arrebatador, mas tem mais jeitão de marketing do que qualquer outra coisa. A garrafa, com certeza, se destaca em uma prateleira de loja. O lance do . em forma sinal em vez de escrito também é uma daquelas sacadas que podem chamar mais a atenção para o design do que para a bebida. Bobagem, sacadas à parte, trata-se de uma boa opção descomplicada, a 25 reais a garrafa. Alegrou uma pescada com molho de alcaparras.
Serviço
Vinícola Perini, site oficial
Domno Brasil, site oficial
Mais sobre o tema no Blog do vinho
Champagne, espumante, prosecco e cava: iguais, mas diferentes
Gostei muito das informações, simples, mas, elegantes e precisas.
Obrigado Claudia, pela participação. Apareça sempre. abs