Às vezes acontece. Você retira a rolha com toda cerimônia, anuncia predicados especiais daquele vinho, comenta as pontuações da safra e cria à sua volta uma expectativa positiva. Mas na primeira cafungada vem o estranhamento. O desastre se anuncia. A boca confirma o veredicto: o vinho está com defeito, ou como se diz no jargão do meio, está bouchonée. E vai piorando com o tempo na taça. É o vinho Tiririca, na sua real acepção. Pior que está, fica.
O que é um vinho bouchonée?
Bouchon significa rolha em francês, daí vem o nome. Bouchonée, portanto, é um vinho que foi infectado por fungos que atacam a rolha de cortiça e que contaminam a bebida. O composto tricloranisol, que ataca as rolhas, tem uma estrutura que lembra o esquema tático de um time de futebol: 2,4,6-Trichloroanisole – mas pode chamar de TCA, o estrago é o mesmo. No popular é um vinho com cheiro ruim e gosto intragável.
Quais são suas características?
Um vinho bouchonée, ou rolhado na tradução literal, só é identificado depois de aberto. Ao contrário do que se espera dos bons tintos e brancos, a bebida não melhora na taça. Piora. E atinge com velocidade a sua decrepitude. Trata-se de um vinho que tem um forte cheiro de pano sujo molhado ou pelo de animal na mesma situação. O que, convenhamos, está longe de ser um buquê desejável. O aroma é fácil de reconhecer quando está muito evidente, mas gera uma certa controvérsia em seus estágios iniciais. Na boca, o vinho perde o sabor da fruta, vai morrendo na taça e desenvolve sabores que vão do mofado ao avinagrado.
Não é todo mundo que sabe reconhecer um vinho com defeito – principalmente quando não é tão evidente assim. Os especialistas têm uma espécie de frenesi quando deparam com uma garrafa destas. Trocam impressões, geram discussões, parece que estão avaliando a opção sexual do vinho: será que é ou não é? O tempo, sempre, é o senhor da razão. Na dúvida, deixe o vinho na taça e se o cheiro e o gosto de mofo aumentar, não há dúvida: é! Mas é pra lá de comum o consumidor nem notar o defeito – ou por que não conhece o vinho ou por que não reconhece o problema – e manda para dentro mesmo assim.
Qual a chance de a minha garrafa estar com problema?
Estudos realizados por algumas revistas especializadas ou mesmo enólogos com longo tempo de estrada, como o francês Michel Rolland, indicam que uma média de 6% das garrafas produzidas apresentam este problema. Em cada megadegustação da revista inglesa Decanter, por exemplo, de 10.000 garrafas abertas espera-se que 5 a 6% estejam afetadas com o problema da rolha. Os produtores de rolha, claro, estimam que não passa de 1% das garrafas. Pensa bem, seria algo como dizer que 6% das telas onde você está lendo este texto não funcionassem ao serem ligadas a primeira vez. É um problema que a indústria do vinho enfrenta de várias maneiras – a troca da rolha de cortiça por modelos sintéticos, de rosca, ou mesmo de vidro é uma delas. Uma higiene mais cuidadosa das adegas é outra. Mas o glamour da cortiça, pelo menos por enquanto, carrega o risco da contaminação.
E se for servido um vinho bouchonée em um restaurante?
Esta é um das raras ocasiões em que não existe discussão. Todo restaurante com um serviço decente de vinho troca sua garrafa sem titubear. Um sommelier bem preparado sabe identificar um vinho com problemas. Claro, existem sensibilidades diferentes para detectar ou não níveis de contaminação do vinho. Mas o vinho com defeito evidente tem de ser trocado pelo estabelecimento. Pode reclamar. Este Tiririca, pelo menos, você não vai ter de engolir! Mas não vale trocar a garrafa por que não gostou da bebida.
Faz mal?
O vinho bouchonée não prejudica a saúde. Não há componentes nocivos ou que tragam más recordações nas horas seguintes a quem consumi-lo. Ele faz mal ao paladar, ao bom gosto e ao bolso mesmo. E dá uma raiva danada quando a garrafa é filho único, o vinho era muito aguardado ou era a última bolacha do pacote. Você abre a garrafa e está bouchonée. Sinto muito, prezado leitor, você acaba de ser brindado com um vinho Tiririca, vai piorar muito ainda…
LA SÓ TEM LADRÃO,SAFADO,SEM VERGONHA, QUE MAL, PODE FAZER UM PALHAÇO.
OS LADRÕES QUEREM PALHAÇOS VOTANDO E NÃO ADMINISTRANDO!!!!!
SE LER E ESCREVER FIZESSE TANTA DIFERENÇA PRA SE ELEGER TERIA QUE FAZER
NA HORA DE ELEGER TAMBEM.
O que acontece com SP que vota em tiririca e maluf?
DIFICIL ENTENDER, ESTÃO FALANDO DO TIRIRICA MAS, QUANDO ENTREVISTADOS POLITICOS FIGURÕES NÃO SABEM RESPONDER SOBRE QUESTÕES BÁSICAS E SOBRE VOTAÇÕES EM PAUTA NO SENADO E NA CÂMARA.
E NINGUÉM COMENTA NADA SOBRE ISSO.
VELHOS NA POLITICA, BURROS OU DESCUIDADOS COM O COMPROMISSO DOS VOTOS QUE RECEBERAM.
É MAIS FÁCIL UM TIRIRICA PROCURAR MOSTRAR ALGUMA COISA SÉRIA DO QUE ESTAS RAPOSAS VELHAS OU FILHOS/PARENTES E OUTROS TEREM A DIGNIDADE DE MOSTRAR.
CUIDE DO SEU VOTO, VC É RESPONSÁVEL PELO QUE VAI ACONTECER COM ELE.
O problema é que não acreditaram que o homem ia chegar!!!!Como foi eleito, tirou o lugar de uma raposa felpuda…e agora?
Qual a diferença entre o Tiririca e o Arthur Virgílio, por exemplo?
O Arthur Virgílio fez a política da gaiatice, deitando na mesa do plenário, gritando com todo mundo…
Enquanto vocês, a inteligentsa brasileira, ficam desfazendo o Tiririca, só porque ele veio de baixo, é analfabeto e é palhaço mesmo, como profissão, outros palhaços, que se mascaram como nobres cidadãos, como o Collor, o Heráclito Fortes, toda a família Sarney, o Roberto Jefferson, o Garotinho, entre outros, sempre estiveram ai.
Acho que o Tiririca já tem uma coisa boa: o odio da imprensa por ele.
A imprensa já odiou o Lula pelos mesmos motivos (pobre, “analfabeto”, sapo barbudo, etc) agora tem que engolir que ele foi o melhor presidente do Brasil.
Não sei se o Tiririca vai ser um bom deputado, não votei nele mas, pior que tá não fica.
Tem como roubar mais?
Tem como ser mais negligente com o que realmente importa para o pais como reforma política e tributária?
Tem como ser mais egoísta e só pensar na propria biografia passando por cima dos eleitores?
Se tudo ainda pode piorar, sinceramente, vocês da imprensa tem uma visão muito mais apocalíptica do que a realidade é hoje.
Acho que pra piorar, só se os militares acordarem do sono eterno e voltarem ao poder (deus nos livre)
Se voce beber, com certeza vai fazer muita palhaçada !
Se voce bebeu e gostou, com certeza alem de palhaço e analfabeto sera candidato a enganar os mais palhaços !
Bendito vinho, bendita piiiiiinga !!!!!!!!
P/ Niki
Sabe por que não questionaram??? Porque não acharam que ele iria fazer mais de um milhão de votos, e ainda alavancar alguém com ele. No que diz respeito ao vinho… que é a essencia da conversa, e sempre bom sabermos um pouco mais sobre defeitos de vinhos. Sim defeitos pois como tudo nessa vida… vinho também pode ser dificil de engolir.
É possível que o 2222 não tenha chamado a atenção do TRE-SP, tenha sido recebido como se fosse simplesmente mais um a concorrer, que o povo não considerou assim. Fala-se que foram os nordestinos e nortistas radicados em SP, que deram essa vitória ao homem “tiririca” mas como eu já vi no RJ o feijão ser elelto veriador, tenho as minhas dúvidas se muita gente que nem conhece o nordeste mas que conhece o mundo exterior tenha feito parte desse contigente. Eu acho que não se deve discriminar o nobre candidato eleito, afinal, de uma pedra bruta pode-se construir uma jóia de grande valor. Ele não está só nessa caminhada.
Também sou de acordo que deveria ser exigido o curso superior para candidatos a Deputados, Senadores e Presidente, pois a mentalidade dos atuais é somente ter e tirar para si, e o povo que se vire, sendo somente valorizado em tempo de eleição.
Tiririca ;
Eu acho que todo candidato tem que ser LETRADO .
Como este Sr. poderá conviver com pessoas com de alto nivel
MARCOS VALERIO , SILVINHO PEREIRA , DELUBIO ,GENUINO , ERENICE E CASA CIVÍL .