Às vezes acontece. Você retira a rolha com toda cerimônia, anuncia predicados especiais daquele vinho, comenta as pontuações da safra e cria à sua volta uma expectativa positiva. Mas na primeira cafungada vem o estranhamento. O desastre se anuncia. A boca confirma o veredicto: o vinho está com defeito, ou como se diz no jargão do meio, está bouchonée. E vai piorando com o tempo na taça. É o vinho Tiririca, na sua real acepção. Pior que está, fica.
O que é um vinho bouchonée?
Bouchon significa rolha em francês, daí vem o nome. Bouchonée, portanto, é um vinho que foi infectado por fungos que atacam a rolha de cortiça e que contaminam a bebida. O composto tricloranisol, que ataca as rolhas, tem uma estrutura que lembra o esquema tático de um time de futebol: 2,4,6-Trichloroanisole – mas pode chamar de TCA, o estrago é o mesmo. No popular é um vinho com cheiro ruim e gosto intragável.
Quais são suas características?
Um vinho bouchonée, ou rolhado na tradução literal, só é identificado depois de aberto. Ao contrário do que se espera dos bons tintos e brancos, a bebida não melhora na taça. Piora. E atinge com velocidade a sua decrepitude. Trata-se de um vinho que tem um forte cheiro de pano sujo molhado ou pelo de animal na mesma situação. O que, convenhamos, está longe de ser um buquê desejável. O aroma é fácil de reconhecer quando está muito evidente, mas gera uma certa controvérsia em seus estágios iniciais. Na boca, o vinho perde o sabor da fruta, vai morrendo na taça e desenvolve sabores que vão do mofado ao avinagrado.
Não é todo mundo que sabe reconhecer um vinho com defeito – principalmente quando não é tão evidente assim. Os especialistas têm uma espécie de frenesi quando deparam com uma garrafa destas. Trocam impressões, geram discussões, parece que estão avaliando a opção sexual do vinho: será que é ou não é? O tempo, sempre, é o senhor da razão. Na dúvida, deixe o vinho na taça e se o cheiro e o gosto de mofo aumentar, não há dúvida: é! Mas é pra lá de comum o consumidor nem notar o defeito – ou por que não conhece o vinho ou por que não reconhece o problema – e manda para dentro mesmo assim.
Qual a chance de a minha garrafa estar com problema?
Estudos realizados por algumas revistas especializadas ou mesmo enólogos com longo tempo de estrada, como o francês Michel Rolland, indicam que uma média de 6% das garrafas produzidas apresentam este problema. Em cada megadegustação da revista inglesa Decanter, por exemplo, de 10.000 garrafas abertas espera-se que 5 a 6% estejam afetadas com o problema da rolha. Os produtores de rolha, claro, estimam que não passa de 1% das garrafas. Pensa bem, seria algo como dizer que 6% das telas onde você está lendo este texto não funcionassem ao serem ligadas a primeira vez. É um problema que a indústria do vinho enfrenta de várias maneiras – a troca da rolha de cortiça por modelos sintéticos, de rosca, ou mesmo de vidro é uma delas. Uma higiene mais cuidadosa das adegas é outra. Mas o glamour da cortiça, pelo menos por enquanto, carrega o risco da contaminação.
E se for servido um vinho bouchonée em um restaurante?
Esta é um das raras ocasiões em que não existe discussão. Todo restaurante com um serviço decente de vinho troca sua garrafa sem titubear. Um sommelier bem preparado sabe identificar um vinho com problemas. Claro, existem sensibilidades diferentes para detectar ou não níveis de contaminação do vinho. Mas o vinho com defeito evidente tem de ser trocado pelo estabelecimento. Pode reclamar. Este Tiririca, pelo menos, você não vai ter de engolir! Mas não vale trocar a garrafa por que não gostou da bebida.
Faz mal?
O vinho bouchonée não prejudica a saúde. Não há componentes nocivos ou que tragam más recordações nas horas seguintes a quem consumi-lo. Ele faz mal ao paladar, ao bom gosto e ao bolso mesmo. E dá uma raiva danada quando a garrafa é filho único, o vinho era muito aguardado ou era a última bolacha do pacote. Você abre a garrafa e está bouchonée. Sinto muito, prezado leitor, você acaba de ser brindado com um vinho Tiririca, vai piorar muito ainda…
para os malfadados juizes eleitoral, entao quem leva o dinheiro do povo pode inclusive se reeleger numa boa, sera que esses juizes tambem nao recebem um certo mensalao …..quem pode investigar …ninguem eles sao intocaveis…agora palhaço nao pode concorrer a um cargo publico, bah ainda falam em democracia
ei lindinha, vc no minimo deve ser parente de um desses safados que o henrique mencionou, ou entao tem algum beneficio proveniente dos mesmos… te liga . é claro q o assunto e´vinho….
O negócio e cravar uma rolha no Tiririca só pra ver bouchonéefica…
Pra roubar também é exigido curso superior???? Vá ser burro lá longe, seu….. com tanto ladrao de gravata voce vem criticar o tiririca????? Semianalfabeto ele pode proceder melhor que muito ladrão no Congresso. Deixa de ser idiota….se a pessoa não sabe ler direito, aprende….basta um curso intensivo e ele vai aprender a roubar igualzinho aos outros…..duvido oque quem critica recusaria uma mala cheia de dinheiro……ora, vá pro raio que o parta e deixe de preconceito, seu puxa saco de político…..deio todos voces, cambada………………………
POVO, SIMPLES, SE LULA PODE, SE GENOINO PODE, SE DELUBIO SOARES PODE, SE COLLOR PODE, SE SARNEY PODE, TA PROVADO QUE QQ UM PODE, E ME PARECE QUE O SR. FRANCISCO EVERARDO “AINDA” É HONESTO, O QUE ELE FEZ FOI SEGUIR “A LEI” QUE PERMITE QUE UM CARA ASSIM SEJA CANDIDATO, LOGO, PODE SER ELEITO, SE O QUESITO ANALFABETO O IMPEDE, QUERO VER UMA CARTA DE PROPRIO PUNHO DO SR LULA, E DE TANTOS OUTROS DEPUTADOS, VEREADORES, E PREFEITOS DESSE NORDESTE AI A FORA, DUVIDO QUE NAO SE ACHE MUITOS TIRIRICAS NAS PREFEITURAS E CAMARAS DE VEREADORES DE CIDADES NO NORTE E NORDESTE DESTE PAIS, PORTANTO NINGUEM VOTOU NO SR. FRANCISCO EVERARDO, VOTOU NO “TIRIRICA” VOTOU NO PROTESTO, VOTOU NA POSSIBILIDADE DE DIZER AO SRS POLITICOS: “VEJAM COMO VOCES SAO INCOMPETENTES, UM PERSONAGEM QUE FAZ QUESTAO DE PASSAR A IMAGEM DE ANALFABETO, IGNORANTE, CONSEGUE MAIS VOTOS QUE A MAIORIA DOS POLITICOS QUE ESTAO LA´, ELE TEVE MAIS VOTO QUE O PLINIO, TEVE MAIS QUE O MALUF, TEVE MAIS QUE A SOMA DE TODOS OS CANDIDATOS A PRESIDENCIA, TIRANDO OS TRES MAIS, O RESTO SOMADO PERDE PRA ELE, SEM REDE GLOBO, SEM DEBATE, O QUE TEM QUE SER ENTENDIDO, FOI ISSO, FOI O VOTO DO PROTESTO. AVISO.
………com tantos escandalos que ocorreram no congresso,não sei o porque polemica e dessa tachação sobre o tiririca mais de 1.300.000 devem estar todos com inveja, é melhor um palhaço do que mais um ladrão lá já esta cheio deles só aparecem na epoca da eleição.e eu não votei nele,nem os mais antigos conseguiram tantos votos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Ora, ora.. Vá tomar no BOUCHOUNÉE, meu caro. .. que é isso que vc está precisando ao inv’és de estar martirizando o Tiririca. Eu não votei nele porque não moro em S.Paulo.
Afinal, a política é uma palhaçada mesmo. Um palhaço a mais, um a menos não faz diferença nesse circo que é o Brasil.
Qual a diferença do Tiririca e o presidente atual? porque tanta indignação democracia deveriam sim exigir mais das pessoas para serem candidados.
Aceitaram não acreditaram foi de lavada, tbem não concordo + o que esta feito esta feito.
MEU DEUS SEM COMENTÁRIOS OOOO PAÍS DE QUINTA MESMO… COM CERTESA COM ESSE INDIVIDUO ELEITO PIOR DO QUE TÁ COM FICAAAAAA
Como podemos ser primeiro mundo se não sabemos nem mesmo votar? Valei-me e serão longos 4 anos.