Às vezes acontece. Você retira a rolha com toda cerimônia, anuncia predicados especiais daquele vinho, comenta as pontuações da safra e cria à sua volta uma expectativa positiva. Mas na primeira cafungada vem o estranhamento. O desastre se anuncia. A boca confirma o veredicto: o vinho está com defeito, ou como se diz no jargão do meio, está bouchonée. E vai piorando com o tempo na taça. É o vinho Tiririca, na sua real acepção. Pior que está, fica.
O que é um vinho bouchonée?
Bouchon significa rolha em francês, daí vem o nome. Bouchonée, portanto, é um vinho que foi infectado por fungos que atacam a rolha de cortiça e que contaminam a bebida. O composto tricloranisol, que ataca as rolhas, tem uma estrutura que lembra o esquema tático de um time de futebol: 2,4,6-Trichloroanisole – mas pode chamar de TCA, o estrago é o mesmo. No popular é um vinho com cheiro ruim e gosto intragável.
Quais são suas características?
Um vinho bouchonée, ou rolhado na tradução literal, só é identificado depois de aberto. Ao contrário do que se espera dos bons tintos e brancos, a bebida não melhora na taça. Piora. E atinge com velocidade a sua decrepitude. Trata-se de um vinho que tem um forte cheiro de pano sujo molhado ou pelo de animal na mesma situação. O que, convenhamos, está longe de ser um buquê desejável. O aroma é fácil de reconhecer quando está muito evidente, mas gera uma certa controvérsia em seus estágios iniciais. Na boca, o vinho perde o sabor da fruta, vai morrendo na taça e desenvolve sabores que vão do mofado ao avinagrado.
Não é todo mundo que sabe reconhecer um vinho com defeito – principalmente quando não é tão evidente assim. Os especialistas têm uma espécie de frenesi quando deparam com uma garrafa destas. Trocam impressões, geram discussões, parece que estão avaliando a opção sexual do vinho: será que é ou não é? O tempo, sempre, é o senhor da razão. Na dúvida, deixe o vinho na taça e se o cheiro e o gosto de mofo aumentar, não há dúvida: é! Mas é pra lá de comum o consumidor nem notar o defeito – ou por que não conhece o vinho ou por que não reconhece o problema – e manda para dentro mesmo assim.
Qual a chance de a minha garrafa estar com problema?
Estudos realizados por algumas revistas especializadas ou mesmo enólogos com longo tempo de estrada, como o francês Michel Rolland, indicam que uma média de 6% das garrafas produzidas apresentam este problema. Em cada megadegustação da revista inglesa Decanter, por exemplo, de 10.000 garrafas abertas espera-se que 5 a 6% estejam afetadas com o problema da rolha. Os produtores de rolha, claro, estimam que não passa de 1% das garrafas. Pensa bem, seria algo como dizer que 6% das telas onde você está lendo este texto não funcionassem ao serem ligadas a primeira vez. É um problema que a indústria do vinho enfrenta de várias maneiras – a troca da rolha de cortiça por modelos sintéticos, de rosca, ou mesmo de vidro é uma delas. Uma higiene mais cuidadosa das adegas é outra. Mas o glamour da cortiça, pelo menos por enquanto, carrega o risco da contaminação.
E se for servido um vinho bouchonée em um restaurante?
Esta é um das raras ocasiões em que não existe discussão. Todo restaurante com um serviço decente de vinho troca sua garrafa sem titubear. Um sommelier bem preparado sabe identificar um vinho com problemas. Claro, existem sensibilidades diferentes para detectar ou não níveis de contaminação do vinho. Mas o vinho com defeito evidente tem de ser trocado pelo estabelecimento. Pode reclamar. Este Tiririca, pelo menos, você não vai ter de engolir! Mas não vale trocar a garrafa por que não gostou da bebida.
Faz mal?
O vinho bouchonée não prejudica a saúde. Não há componentes nocivos ou que tragam más recordações nas horas seguintes a quem consumi-lo. Ele faz mal ao paladar, ao bom gosto e ao bolso mesmo. E dá uma raiva danada quando a garrafa é filho único, o vinho era muito aguardado ou era a última bolacha do pacote. Você abre a garrafa e está bouchonée. Sinto muito, prezado leitor, você acaba de ser brindado com um vinho Tiririca, vai piorar muito ainda…
Será os tiriricas da vida pura falta de opção ou total ignorância do brasileiro?
Comparo o Tiririca como o vinho brasileiro – Chapinha é só degustar para arrepender-se no dia seguinte.
Qual a diferença de um Palhaço com curso superior ladrao, pilantra que em 4 anos ganha uma grana preta para nao fazer nada e um Peão de Fabrica que nem o Presidente Lula que so tem segundo grau completo ??? Será que so o papel pendurado na parede escrito Diploma Universitario ??? Porque se Curso Superior for sinonimo de Camara dos Deputados do Brasil nós realmente estaremos no final dos tempos. Será que se exigirem Curso Superior a partir da proximas eleiçoes ai vao ter uma bancada de luxo que rouba com classe e diploma ????
A frase do Tiririca = Pior do que esta não fica
e a mesma do ilustre
Paulo Maluf = Eu roubo mais faço.
E continua ai se candidatando e dando risada dos trouxas que votam nele.
Henrique me desculpa sua apologia. Precisa crescer – opções vc tem, o que vc não tem é critério de saber separar o que vale a pena do descartável.
O QUE O TIRIRICA VAI PODER FAZER NO GOVERNO??? NADA!!!!!
O QUE OS POLÍTICOS DE HOJE FAZEM NO GOVERNO???NADA!!!
ENTÃO… QUAL É A DIFERENÇA?????
VIVA O TIRIRICA!!!! THE BEST!!!!
Política não é brincadeira não! onde é que ja se viu elegerem um ex-palhaço pra estar nessa honrosa casa legislativa, que representa esse povo tão bem; a imagem de um é o reflexo do outro. Mas vamos lá, Se o Tiririca é analfabeto; se mentiu e escondeu os seus bens pra não pagar impostos e ações trabalhistas lesando terceiros etc; se falsificou sua declaração pra se candidatar; quero ver quem me prova que ele não tem todas as qualidades pra ser um ótimo político no Brasil. A única diferença dele e dos outros é que ele ainda não ” extraviou” nada que é público. Só não esqueçam que lá na Holanda destituíram um político, coitado, porque comprou um chocolate com o dinheiro do povo; igual aqui, vcs não vêem que o coitado do Maluf, do Collor e de mais uma cambuia de políticos sumirão por causa disso, só que foi dindin que da pra comprar uma cidade de chocolate, ou será que esses um ainda tão no porder? tão!? nossa! quem os colocou lá de volta? eu nem sabia disso. ” A voz do povo é a voz de Deus”. ” Quem vcs querem que eu solte? Jesus o Nazareno ou Barrabás o ladrão e salteador? “. ” Barrabás, Barrabás”. “Crucifica Jesus”. Se o povo quisesse representante inteligente, tinham elegido Eneas presidente; se isso nunca aconteceu, porque que é que o Tiririca não pode ser Deputado? será que é a peruca? ou ele pode desvirtuar com suas palhaçadas e sua mente brilhante os outros 502 que sobram?
Quem elegeu o Tiririca foram os Justin Bieber….
Concordo que deveria ter curso superior para se candidatar,se presisamos de um corriculo para um emprego qualquer ,deveria ter curso superior e mestrado para fazer leis e principalmente para governar um estado e um pais.
Nossa! me perdoem, não é “sumirão” e sim “sumiram”, agora eu vejo que eu também sou um analfabeto.
Urgente: Curso superio para nossos candidatos.
É isso ai Jane, ta na hora do povo brasileiro começar a exigir o curso superior e é claro de bons antecedentes.
É “berenice” ou “erenice” cara pálida? Pelo que sei, quem elegeu o Tiririca não foram foram os paulistas genuinos (não confunda com “genoínos”, por favor)… na minha pesquisa (e esta é honesta), quem votou nele foram os malucos belezas que migraram de outros estados para SP…hahahahaha…