Às vezes acontece. Você retira a rolha com toda cerimônia, anuncia predicados especiais daquele vinho, comenta as pontuações da safra e cria à sua volta uma expectativa positiva. Mas na primeira cafungada vem o estranhamento. O desastre se anuncia. A boca confirma o veredicto: o vinho está com defeito, ou como se diz no jargão do meio, está bouchonée. E vai piorando com o tempo na taça. É o vinho Tiririca, na sua real acepção. Pior que está, fica.
O que é um vinho bouchonée?
Bouchon significa rolha em francês, daí vem o nome. Bouchonée, portanto, é um vinho que foi infectado por fungos que atacam a rolha de cortiça e que contaminam a bebida. O composto tricloranisol, que ataca as rolhas, tem uma estrutura que lembra o esquema tático de um time de futebol: 2,4,6-Trichloroanisole – mas pode chamar de TCA, o estrago é o mesmo. No popular é um vinho com cheiro ruim e gosto intragável.
Quais são suas características?
Um vinho bouchonée, ou rolhado na tradução literal, só é identificado depois de aberto. Ao contrário do que se espera dos bons tintos e brancos, a bebida não melhora na taça. Piora. E atinge com velocidade a sua decrepitude. Trata-se de um vinho que tem um forte cheiro de pano sujo molhado ou pelo de animal na mesma situação. O que, convenhamos, está longe de ser um buquê desejável. O aroma é fácil de reconhecer quando está muito evidente, mas gera uma certa controvérsia em seus estágios iniciais. Na boca, o vinho perde o sabor da fruta, vai morrendo na taça e desenvolve sabores que vão do mofado ao avinagrado.
Não é todo mundo que sabe reconhecer um vinho com defeito – principalmente quando não é tão evidente assim. Os especialistas têm uma espécie de frenesi quando deparam com uma garrafa destas. Trocam impressões, geram discussões, parece que estão avaliando a opção sexual do vinho: será que é ou não é? O tempo, sempre, é o senhor da razão. Na dúvida, deixe o vinho na taça e se o cheiro e o gosto de mofo aumentar, não há dúvida: é! Mas é pra lá de comum o consumidor nem notar o defeito – ou por que não conhece o vinho ou por que não reconhece o problema – e manda para dentro mesmo assim.
Qual a chance de a minha garrafa estar com problema?
Estudos realizados por algumas revistas especializadas ou mesmo enólogos com longo tempo de estrada, como o francês Michel Rolland, indicam que uma média de 6% das garrafas produzidas apresentam este problema. Em cada megadegustação da revista inglesa Decanter, por exemplo, de 10.000 garrafas abertas espera-se que 5 a 6% estejam afetadas com o problema da rolha. Os produtores de rolha, claro, estimam que não passa de 1% das garrafas. Pensa bem, seria algo como dizer que 6% das telas onde você está lendo este texto não funcionassem ao serem ligadas a primeira vez. É um problema que a indústria do vinho enfrenta de várias maneiras – a troca da rolha de cortiça por modelos sintéticos, de rosca, ou mesmo de vidro é uma delas. Uma higiene mais cuidadosa das adegas é outra. Mas o glamour da cortiça, pelo menos por enquanto, carrega o risco da contaminação.
E se for servido um vinho bouchonée em um restaurante?
Esta é um das raras ocasiões em que não existe discussão. Todo restaurante com um serviço decente de vinho troca sua garrafa sem titubear. Um sommelier bem preparado sabe identificar um vinho com problemas. Claro, existem sensibilidades diferentes para detectar ou não níveis de contaminação do vinho. Mas o vinho com defeito evidente tem de ser trocado pelo estabelecimento. Pode reclamar. Este Tiririca, pelo menos, você não vai ter de engolir! Mas não vale trocar a garrafa por que não gostou da bebida.
Faz mal?
O vinho bouchonée não prejudica a saúde. Não há componentes nocivos ou que tragam más recordações nas horas seguintes a quem consumi-lo. Ele faz mal ao paladar, ao bom gosto e ao bolso mesmo. E dá uma raiva danada quando a garrafa é filho único, o vinho era muito aguardado ou era a última bolacha do pacote. Você abre a garrafa e está bouchonée. Sinto muito, prezado leitor, você acaba de ser brindado com um vinho Tiririca, vai piorar muito ainda…
Qual o direito do comprador da garrafa? A importadora deveria trocar?
Olá, Rodrigo. Quem costuma trocar a garrafa é a loja onde você comprou o produto, ou o restaurante onde a garrafa foi pedida.
krak!!!
Vinho Tiririca!!!???
Num intendu nada de qualidade de vinho.
Muito menos de qualidade de políticuuuuu
Anafallllbeto, graduadu, pós graduadu, sem caráter meu rirmão! é tudo a mesma merda
Dilma Serra a Marina
Eleições no Brasil está descontrolada
Sem moral e sem nehnum respeito ao povo brasileiro
E nós! Como todo bom brasileiro, que levamos uma vida MARAVILHOSA!
Fazemos brincadeira com a situação de “desgraça”. Eu amo meu Brasil, com, ou sem Vinho
Tiririca
É isso aí Marcela, tds eu disse tds tem rabo preso, quando um fala mal do outro pode ter certeza de que é verdade, pois cada um sabe o podre do outro.
Já pensaram se tds anulassem seus votos, eu acho que eles iam entendrer o recado.
A constituição federal no art. 14 § 3º diz: São condições de elegibilidade, na forma da lei:
I – a nacionalidade brasileira;
II – o pleno exercício dos direitospolíticos;
III – o alistamento eleitoral;
IV – o domicílio eleitoral na circunscrição
V – a filiação partidária;
VI – a idade mínima;
Logo o sr. Tiririca, se estiver conforme a lei pode votar e ser votado.
Aqui a CF não faz informação sobre o grau de instrução do candidato, que no meu ponto de vista é uma falha grande, pois os senhores vereadores, deputados e senadores são legisladores de leis para o país, deveriam ter no mínimo o ensino médio.
Quero retificar meu omentário sobre o artigo 14 da CF. O § 4º deste artigo fala realmente que são inelegiveis os inalistáveis e os analfabetos.
Desculpem-me.
CONCORDO PLENAMENTE!!!
Valeu parceiro! existe um monte de gente criticando o tiririca, sao os mesmos que votaram nos corruptos com diploma, e que depois fazem leis que vao se beneficiar, que dizer ladrao pode, analfa nao, fala serio.
Sem preconceito tenho certeza que o Tiririca vai fazer o que os eleitores dele esperam.
O Maluf vai continuar fazendo o mesmo, rouba mais faz (faz mais roubo).
Com um grupo de pessoas no palaciuo do mplanalto fazendo o que faz, o presidente não sabe nada do que acontece no seu gabinete, vamos ter muitos Tiriricas com outra índole se elegendo no Brasil. Estamos no limiar da falta de moral do comando do Brasil, precisamos de alguem com onra e moral para colocar lá ou então estamos no pais errado
É ISSO AÍ. ELE VAI DECEPCIONAR OS QUE PENSAM QUEPENSAM AO CONTRARIO…
Caros eleitores é votando no tanto faz, no faz de conta, no pior não fica, no “menos ruim” é que nosso País nunca vai passar de subdesenvolvido. É triste saber que o povo brasileiro tá cada vez mais burro, que não exige candidatos formados no mínimo em economia, administração, comércio exterior, deveria ser obrigatório o curso superior.
OBS: Nova Santa Rita é uma cidade com mais ou menos 17.400 habitantes, e o Governo se acha no direito de criar três assentamentos dos sem terra apenas nesta pequena cidade. É UMA VERGONHA… O povo é burro que continua votando no tanto faz, no faz de conta, no pior não fica e no “menos ruim”.
Att,
Renata Andrade, Gaúcha, da cidade de Nova Santa Rita.
Pelos candidatos eleitos e reeleitos nesta eleição, infelismente, continuaremos sendo um país de favelados,de prostituição infantil, de narcotraficantes e um país com o mais e maior impostos do planeta.Este povo que vota por votar não tem lucidez, não tem responsabilidade civil, não é um cidadão. A minha indignação não é só por Tiririca ser um semianalfabeta é por ser presa fácil para os FICHA SUJA,sangue-sugas reeleitos e para OS SAFADOS LETRADOS lá dentro.É necessário SIM, curso superior,principalmente bons antecedentes e cabe ao povo penerar e deixar de ser masoquista,omissso,submisso ou simplismente BUUUURRO!
oi sonia, bonito nome, vc deve votar em intelectuais, aqueles que roubam mas sao bonitnhos aí pode né? se for feio aí nao! é a cara do nosso país.
Por PATRIOTISMO prefiro Dez TIRIRICAS que um Jader Barbalho, ou ¹/² joaquim roriz, ou ¹/³ de Arruda, ou ¹/³ do zé Dirceu ou a maioría daqueles “palhaços” ladrões que campeiam pelos corredore Limbentos do SUB-mundo da política. Um único tonto, meio boboca, não terá a capacidade de FURTO daqueles “letrados”. P.S. nunca votaría no Tiririca mas amo o Brasil.
Do que adianta ter nivel superior, se na hora de usar a etica e nao roubar a população brasileira eles assinam sorrindo, sabendo ler e escrever e assinam e botam dinheiro na cueca, sabendo ler e escrever….. deixam o país uma vergonha, mas tiririca o palhaço que mostra a cara e fala a verdade que eles querem esconder por que sabem ler e escrever. de quem e a culpa por titirica e milhares de brasileiros nao saberem ler e escrever? por que eles nao investem em educaçâo? pra que as pessoas continuem leigas e votem em quem a midia aponta como favorito. O brasil tem gente honesta e trabalhadora, so precisando de alguem que honestamente guie os recursos do pais e repassem corretamente a popolação…….O BRASIL NAO PRECISA DE POLITICOS CORRUPTOS. e sim de TIRIRICAS QUE SEJAM HONESTOS.
ACHO LEGAL,
CONCORDO COM VC…..
olha só, brasileiro merece mesmo se f. na boa, qdo soube que essa criatura tinha se candidatado, a primeira coisa que falei p/ meus colegas foi “Podem apostar que ele vai ganhar muitos votos pq brasileiro é burro! capaz de votar no cara pq ele é ´engraçado´, ´do povo´..” e verdade seja dita, brasileiro é burro, tapado que leva em consideração esse tipo de candidato….deveria ser proibido analfabeto ou semi analfabeto se candidatar… nada contra quem não teve oportunidades, nada mesmo, tudo à favor pelas oportunidades, mas qdo se diz respeito ao comando de uma nação, por favor!!!!!!!! É por esse e outros que o Brasil é essa m de corruptos, mas tem mais que f. com todo mundo mesmo pra deixarem de ser tapados….
Oi milena, vc deve ser dos q pensam que pra ser politico pode ser ser ladrao e intelectual, mas nao pode ser do povao, pois é o povao é em sua maioria analfabeta, mas quase sempre de boa indole.
OLHA QUERIDA , PARA ROUBAR NÃO PRECISA SER ALFABETIZADO!!
Para mim o Tiririca é só mais um produto criado por políticos, que por traz dele é que vão ganhar muito dinheiro, e nós brasileiros que estamos precisando de oportunidades no País, Hospitais Decentes, Transportes de 1º mundo, Segurança de Verdade ,pois aqui o político não está nem aí com tantas mortes que acontece todos os dias, pois eles vivem em mansões cercadas de seguranças e carros blindados, e sem contar a pesada carga de impostos que nos é arrancado a cada mês de nosso tão suado trabalho!!!!!!
Estou triste pelo nosso País !!!!!! Mas quem sabe nossos netos um dia vão poder se orgulhar, deste Brasil que ainda está nas mão desses péssimos e safados políticos.