Sabe como degustar vinho ao estilo chinês novo-rico e sem tradição na bebida? Despeje em uma taça, em partes iguais, um tanto de vinho tinto e outro bocado de Coca-Cola. Balance o copo a fim de mesclar bem os dois líquidos. Pronto, a desgraça está feita. O problema agora é beber a coisa… O Blog do Vinho fez a experiência: o relato está no final deste post.
Para ser justo, é bom avisar que não se trata de uma invenção (ou inversão) chinesa. A mistura com vinho mais barato é até comum ao redor do mundo – no sul do Brasil é conhecido como Pé Sujo e Porta Aberta e consumido entre a garotada – a que tudo se perdoa pela inexperiência. No vizinho Chile é chamado de Jote. Em Moçambique é chamado de Catemba. Na Espanha a bebida ganha o nome de Calimocho ou Rioja Libre (adaptação de Cuba Libre) e em países do leste europeu de Bambu.
Mas uma coisa é mesclar tinto de garrafão ou de qualidade duvidosa com refrigerante. O objetivo é obter uma bebida alcoólica barata, bem doce e um pouco refrescante. E que nada lembra a sofisticação ou a finesse de um vinho. Já conspurcar um vinho como um Mouton Rotschild, Margoux, Petrus e similares com Coca-Cola muda um pouco o cenário. A celebrada crítica inglesa Jancis Robinson em entrevista à CNN comentou o hábito deste novo consumidor novo-rico quando esteve na China: “Soube que pessoas de muito dinheiro aqui compram rótulos franceses muito caros, mas não gostam do sabor da bebida, então eles misturam um pouco de Coca-Cola ou Sprite. Esta não é a maneira mais adequada de se apreciar um vinho”, lamentou.
O empresário José Manuel Rodrigues Berardo, um dos dez homens mais ricos de Portugal e proprietário da vinícola Quinta da Bacalhôa, em recente visita ao Brasil contou a mesma história a este Blog. A China é hoje o principal mercado para os vinhos produzidos por Berardo. O Brasil já foi seu primeiro mercado, perdido primeiro por Moçambique a agora ultrapassado pela China. Mas parte dos tintos que comercializa lá é consumido em uma rede de karaokês com Coca-Cola, para consternação de Berardo. Outro lusitano produtor de caldos finos de sucesso entre público e critica, Luis Pato, também já havia feito relatos sobre a mescla de refrigerante e parte de seus rótulos negociados no oriente.
Aqui vale um parênteses. É claro que há um mercado sofisticado na China que sabe apreciar um bom tinto, branco e espumante. Enormes feiras de vinho acontecem no pais, como a VinExpo China. A China é o oitavo maior consumidor de vinho do mundo e deve saltar para a sétima posição em 2013 quando se espera que sejam abertas a bagatela de 1,26 bilhão de garrafas de vinho. Mas o tamanho do mercado e a volúpia do novo dinheiro gera este tipo de excentricidade. O consumidor chinês que ainda está se educando na bebida tem o fetiche pelo rótulo sofisticado, mas o paladar ainda é infantil e doce. Parte-se para a solução mais prática: e dá-lhe Coca-Cola na taça!
Bebendo vinho e coca: uma experiência desagradável
Este Blog, na sua incansável missão de poupar o leitor das agruras deste mundo, resolveu conferir o que acontece quando se juntam em medidas iguais vinho tinto e refrigerante. A experiência foi registrada por uma câmara amadora, como prova de autenticidade (veja o vídeo abaixo). O resultado poderia ser resumido em uma frase: não façam isso em casa! Trata-se da maneira mais rápida de estragar um refrigerante e humilhar um vinho. A cor é de aperitivo do tipo Cynar, o aroma lembra de um bitter de quinta categoria ou de um chá com prazo de validade vencido, a boca confirma o desastre da alquimia dos inocentes (ou indecentes): uma bebida ligeiramente frisante, com a doçura exagerada do refrigerante em conflito com um amargor final que surge do confronto das duas bebidas, aquele chá velho vem para a boca também. Os aromas e sabores do vinho original – no caso um blend de cabernet sauvignon e carmenère da produtora chilena Viña Montes – são diluídos até o limite do extermínio. Não é vinho. Não é Coca-Cola. É um crime contra a dignidade das duas bebidas.
Leia mais
Legal, ficou bom ..
http://www.choppkremer.com.br
CAros é uma questão de filosofia , sensação é uma questão pessoal , não há como uma pessoa avaliar a sensação produzida por um evento em uma determinada pessoa , Como posso dizer se uma determinada Bebida é agradavel ao paladar de uma pessoa ??? por isto é que existe educação para vinhos , ou seja eu condiciono minha mente a aceitar como saboroso , algo que na minha primeira impressão é desagradavel , tudo para me passar por expert , este condicionamento mental não existe apenas para vinhos , experiençias com indigenas , ao qual foi dado COCA COLA , foi de horror , muitos vomitaram a bebida , tomo o vinho que me da prazer , que é agradavel ao meu paladar , naturalmente , sem ser “EDUCADO” ( Condicionado) para isto
As pessoas dizem que misturar algo bom com outro melhor ainda, o resultado só pode ser mais que bom, coca-cola é muito boa e o vinho também, mais essa combinação parece que não é uma boa idéia mesmo.
visitem nosso site também, acessem http://www.nwmidia.com.br
Obrigado!
“A VITÓRIA PERTENCE AO MAIS PERSEVERANTE…” “O SUCESSO É A SOMA DE PEQUENOS ESFORÇOS”… Parabenizo por meio deste toda a PRESIDENCIA, DIRETORIA E FUNCIONÁRIO DO GRUPO COCA-COLA, pela comemoração 125 ANOS de história no Brasil. Para mim é um prazer parabenizá-los pela perseverança e sucesso alcançado. Comemorem façam festa e nunca se esqueçam do mais essencial: AGRADECER PELA DÁDIVA DA VIDA! Aproveito também para parabenizar pelo EXCELENTE TRABALHO E PROFISSIONALISMO, realizado em seus projetos para desenvolvimento e progresso do Brasil. Recebam esta singela homenagem com meus sinceros votos de muitas realizações. Eu acredito no potencial de trabalho de cada um de vocês que é de grande valor para a para o povo brasileiro. PARABÉNS! Desejo e deixo nestas poucas palavras votos de muita SABEDORIA, CONHECIMENTO, ENTENDIMENTO e principalmente DISCERNIMENTO em todos os seus caminhos. Acabei de depositar na conta de cada um de vocês a importância de muitos DIAS, SEMANAS, MESES E ANOS DE FELICIDADE E PROSPERIDADE, SAÚDE, PAZ, AMOR e que Deus estenda às mãos sobre você e toda sua família e acrescente 100 por cento de juros em cima de tudo isso. “A MAIOR RECOMPENSA PELO TRABALHO NÃO É O QUE A PESSOA GANHA, MAS O QUE ELA SE TORNA ATRAVÉS DELE.”
DESEJO SUCESSO A TODOS!
PAULO SOLUÇÃO
http://www.paulinhosolucao.blogspot.com
[email protected]
[email protected]
Salto/SP
SEMPRE ATENTO HEIN!!
Olá… posso le falar que no Uruguay nos mercados menores de bairro se vende normalmente vinho a vulso, aquele que vem nos garrafões, logicamente é vinho de pouca qualidade geralmente Rosé ou ( Clarete ) como é chamado, o comprador vai até o armazém com uma garrafa para pedir um litro ou o que for, ai vem que é normal para os que não são amantes do vinho ou acham esse vinho forte ou ruim misturalo com Coca Cola . Eles no caso não estão estragando o vinho já que é um vinho muito simples, eles só querem beber uma bebida alcoólica e doce . Esperimenta colocar ao vinho Sangue de Boi um pouco de Coca Cola e me fala se ele não fica melhor, hahaha .
Até
Hm…
E você gosta de água? Nossa, como pode gostar de água?? Uma bebida sem sabor?
Você gosta de Coca Cola? Como pode isso?? Coca Cola não tem sabor de Pepsi! Seu paladar é horrível!
Você faz suco com água? QUE HORROR!! E adiciona açúcar??? Nossa, suco bom tem que ser com água sanitária e SAL!!
Fala sério… querer palpitar no gosto alheio se achando o dono da razão.
Gosto é igual ânus: cada um dá o seu.
Adoro mesmo pegar uma garrafa de vinho, abrir, encher um copo de gelo, tacar Pepsi Twist dentro e completar com vinho. Fica uma delícia. Vai discordar como? O paladar é meu, só eu sei o efeito que o sabor tem em mim.
AAh eu gosto de vinho com coca. Sempre tomei … e gosto dos dois separados tb..
Minha opinião é bastante susspeita, uma vez que sou amante de vinhos. Acho que a descrição usada foi excelente: “É um crime contra a dignidade das duas bebidas!” Mas como disse o colega acima: “Gosto não se discute!
Ninguém em sã consciência deve misturar um vinho de qualidade com coca-cola, assim como somente os mais estúpidos misturariam whisky bom com guaraná ou energético.
Contudo gostaria de frisar que acho deliciosa a mistura de vinhos baratos com refrigerante. Em especial a mistura pepsi cola + sangue de boi ou genéricos.
Gostaria de salientar que a opinião do autor não é definitiva e aconselharia que provassem a mistura para emitir uma opinião própria!
Relacionar a obesidade a mistura d refrigerante ao vinho ou falar mal c nunca experimentou e diz que nao vai experimentar ,isso ė e ignorância e frecura alem da conta ,,,c vc nao toma vinho ,tome coca com vinho talvez vc mude d ideia a sim e depois d beber procure fazer alguns exercícios , quem sabe assim diminua o índice d obesidade